TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de gestão de projetos

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Explique o título do Filme “Piratas do Vale do Silício”.
R. O silício é um elemento químico muito abundante na crosta terrestre, (perfazendo mais de 28% de sua massa) na verdade o segundo mais presente. A utilização de silício em componentes eletrônicos deu origem aos computadores pessoais. Ele é o principal constituinte da maioria dos componentes semicondutores que são muito utilizados em componentes eletrônicos, principalmente em processadores. O lugar onde a MICROSOFT e a APPLE começaram, é abundante em silício, tanto que se chama Vale do Silício. Como tanto Jobs quanto Gates criavam suas empresas de uma forma que pode ser considerada sem ética e desleal para que crescessem a qualquer custo, poderiam ser considerados piratas.

2 – No inicio dos anos 70, os computadores chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão comumente encontramos hoje, exista um publico ansioso por poder usufruir dessa tecnologia. Em 1974 uma empresa em Albuquerque lança o computador Ältair¨, mas o computador tinha um problema, precisava de uma linguagem, foi então que Bill e Paul fechando negócios com a empresa inventaram a linguagem para o Altair, o Sistema Operacional BASIC, e em 1975 Fundaram a empresa Microsoft.

Após esse fato, Steve Jobs, com seu amigo Steve Wozniak, criam a Apple I (na garagem de casa) produto muito mais atrativo que o modelo Altair, da IBM. Conforme o Ciclo de Vida de uma empresa, qual foi o momento no filme que mostra o crescimento exponencial da Apple Computer?

R. Quando Steve Jobs e Wozniak juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal, resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome para esse protótipo de Apple, com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu à empresa Apple Computer, no lançamento do Apple II em 1977 numa pequena feira de informática, Bill Gates até então desconhecido, é esnobado por Steve Jobs, a partir desta época começou a batalha entre essas duas pequenas empresas por inovações tecnológicas.

3 – A partir do lançamento do modelo Apple II em 1977 numa pequena feira de informática, inicia-se uma batalha entre essas duas pequenas empresas por inovações tecnológicas. Por que, nessa mesma época, empresa como IBM e XEROX não se interessaram em participar da disputa pelo mercado e assim foram incapazes de reconhecer o potencial dessas tecnologias?

R. Por que as empresas não acreditavam na popularização dos computadores pessoais e nessa época não se interessaram pelo investimento, mas logo se convencem do contrário e passaram a ver a importância dessas empresas no mercado ao ver a Apple Computer produziu ótimos computadores, fechando a década como uma das melhores.

4 – Um fato marcante do filme é a criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da XEROX, e rejeitado pelos comandantes dessa empresa.

Com base no filme, explique por que tal criação não foi bem aceita pelos comandantes da XEROX.

R. Não foi bem aceita pelos comandantes por utilizar ícones que através do mouse guiava para a seleção e execução de tarefas e acabava passando toda a tecnologia para a Apple, que a partir daí criou em 1984 o Macintosh e outro microcomputador chamado Lisa, dois projetos com interface gráfica.

5 – Após Wozniak desfazer sua parceria com Jobs por não aceitar a maneira como Jobs comandava a Apple e tratava seus funcionários, Bill Gates, acompanhando toda essa evolução da Apple, decidiu criar uma maneira de desenvolver também uma interface gráfica e, numa jogada, consegue se aliar a Apple para fornecer programas para o Macintosh com intenção de roubar informações. Quando Steve Jobs percebe já é tarde demais, Bill rouba toda sua tecnologia e com algumas modificações cria em 1985 o Sistema Operacional com interface gráfica Windows, um plagio do Macintosh, arruinando dessa forma a liderança no mercado, que era da Apple.

O que Bill Gates fez pode ser considerado como um tipo de Benchmarking? Justifique sua resposta.

R. Sim, pois no processo de buscar melhorias das práticas em um determinado processo/produto ou serviço através do qual se examina como outra realização ou função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.

6 – Como um excelente produto/serviço (inovador) pode criar isolamento perante aos concorrentes, inibindo assim a ação prematura do benchrmarking?

R. Com a segmentação se propõe a responder qual será o perfil do produto, enquanto o posicionamento, em linhas gerais, trata de como o produto ou serviço deve ser percebido por um mercado-alvo em comparação com a concorrência, o posicionamento busca resposta à pergunta "por que alguém no mercado-alvo comprará meu produto ou serviço e não o da concorrência?", após o estabelecimento das principais diretrizes sobre o posicionamento, a organização pode equacionar todas as outras decisões relacionadas ao marketing, se as decisões de marketing forem tomadas antes de o posicionamento e a segmentação estarem definidos, existe o perigo de que a empresa não seja percebida no mercado tão bem como poderia, em outras palavras, a organização pode colocar todo o seu planejamento mercadológico a perder. O primeiro passo na criação de uma estratégia de posicionamento bem-sucedida é examinar o mercado competitivo e desenvolver uma série de atributos e níveis de produto ou serviço com os quais a organização queira ser identificada. Para a definição do posicionamento institucional ou do produto, é comum a utilização da técnica de pesquisa de grupo focal, que pode ser complementada por entrevistas em profundidade com consumidores e até com a utilização de pesquisas de opinião, a existência de um número maior de atributos de produto, de sub-atributos diferentes para cada atributo, torna o processo de definição do posicionamento estratégico muito mais complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com