TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Fórum Fale Com O Professor/tutor Unidade 4

Artigo: RE: Fórum Fale Com O Professor/tutor Unidade 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 9

Analise socioeconômica da china

1. População e Território

A China é o país mais populoso do mundo e também o maior país da Ásia Oriental. A China possui 1,357 bilhões de habitantes, sua capital é Pequin, tendo como cidade mais populosa Xangai na costa leste do país com cerca de 23.710 milhões de habitantes.

Podemos perceber com base no gráfico, que mesmo a China estando em 3° lugar em área territorial é o país com um número gigantesco de habitantes, que podemos comparar com a Rússia que é o maior em território e ainda assim está abaixo do Brasil, o 5° no ranking em população.

Comparação dos maiores países em área territorial e número de habitantes:

Dados de Banco Mundial

Última atualização: 19 de mar de 2015

Abaixo os países com maior área por Km²:

5 maiores países do mundo em território

1° Rússia 17.098.242 km2

2° Canadá 9.980.000 km2

3° China 9.596.961 km2

4° Estados Unidos 9.371.175km2

5° Brasil 8.515.767 km2

O território chinês é composto por planaltos que vão de oeste a leste, a sudoeste está situada a maior cadeia de montanhas do mundo, o Himalaia. No centro e a oeste está o planalto do Tibet, ao norte está localizado o deserto de Gobi e o planalto da Mongólia, ao nordeste fica a planície da Manchúria e no sul, a planície da china

Na paisagem é possível visualizar formas distintas de relevos, vegetações, climas e minérios, tudo isso é proveniente da dimensão continental do território, que abrange diferentes formações rochosas, solos que influenciam diretamente na composição das paisagens.

Em recursos minerais, a China ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, esse fator é importante para o abastecimento das indústrias e contribui para o crescimento econômico do país.

O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial, além de ocupar o ranking de sétimo lugar em produção de petróleo, pois corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importantes e encontrados com abundância são estanho, ferro e alumínio.

Pirâmide Etária da China:

Republica popular da China em 2015, 48% da população são mulheres e 52% são homens.

No gráfico a direita da tabela abaixo indica que o país será uma população idosa em 2035 com um crescimento relevante no número de pessoas entre 60 e 70 anos e um dos principais fatores é o controle da natalidade no país.

Pirâmide Etária

2015 2035

No final dos anos 70 foi instaurada na China a lei do filho único, lei essa que, permite que um casal chinês tenha apenas um filho, assim o país evitaria a superpopulação. Decisões como esta permitiu que em 2002 a China tivesse 6,8 milhões de abortos.

Impediu também o nascimento de mais de 500 milhões de chineses nas mais de 3 décadas em que foi aplicada.

A China foi capaz de aproveitar o seu principal problema (superpopulação) empregando o elevado número de pessoas na construção de obras de grande porte, barragens, estradas, edifícios entre outros.

Hoje o país é o que mais cresce economicamente, por conta da mão de obra barata e do número elevado de habitantes no país.

1.2 Salário mínimo e taxa de desemprego

O padrão trabalhado na China é de 40 horas sendo 8 horas por dia e 5 dias por semana. Sua forma de pagamento é semelhante ao do Brasil, ou seja, recebem salários mensamente e horas extras

O salário mínimo diferentemente do Brasil se baseiam por regiões, os maiores salários mínimos encontra-se em regiões costeiras economicamente desenvolvidas, já os salários mais baixos são na províncias centrais e ocidentais onde há menos desenvolvimento. Desde o dia 1 de maio de 2013, o salário mínimo mensal mais alto foi o de Xangai (1.620 yuanes), seguido de perto pelo de Shenzhen (1.600 yuanes). O salário mínimo mais baixo foi o da província central de Anhui (1.010 yuanes). Veja o mapa a seguir.

O mapa mostra os níveis dos salários mínimos mais altos dentro de cada província ou região. Cada região pode ter quatro ou cinco níveis de salário mínimo para os condados e distritos urbanos, e o fosso entre os níveis mais altos e mais baixos pode ser muito considerável. Em Guangdong (província de Cantão), por exemplo, o salário mínimo na capital provincial Guangzhou (Cantão, cidade) é de 1.550 yuanes por mês, mas o salário mínimo em Maoming, em grande parte rural, é só de 1.010 yuanes. Por outras palavras, o salário mínimo em Maoming é cerca de dois terços do de Guangzhou e é do mesmo nível que em Hefei, capital da província de Anhui. )*

O Regulamento recomenda que os salários mínimos devem ser estabelecidos entre 40% e 60% do salário médio mensal e que os governos locais devem levar a sério uma revisão de reajuste pelo menos uma vez em cada dois anos

A taxa de desemprego é 4% oficialmente em áreas urbanas, podendo chegar a 9% se incluídos migrantes. Existe substancial desemprego e sub-emprego em áreas rurais. Especialistas dizem que a taxa de desemprego da China aumentou muito, surgindo assim uma população de desempregado de 27,7 milhões o que é quase o dobro do que as autoridades falam. É maior o desemprego entre pessoas de 51-55 anos, atingindo assim 16,4%. De 21-25 anos, que são jovens já formados ou graduados, e a porcentagem também é de 16,4%. A mão de obra parada afetou de certa forma, algumas industrias como por exemplo: vestuário e eletrônicos. Estima-se que 70 milhões de chineses vivem na linha da pobreza atualmente, um contingente baixo em relação ao tamanho da população, é considerado linha de pobreza quem vive com R$ 0,85 por dia, uma renda de 1.196 iuanes por ano o que equivale a R$ 310. Isso é mais do dobro de desempregado em relação ao Estados Unidos. Para conter a situação o governo também anunciou ajuda financeira para as famílias mais necessitadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com