TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNA

Dissertações: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O processo de contratação de um profissional costuma ser composto por uma seqüência de processos ou fases, chamadas de recrutamento, seleção, documentação do candidato, exames médicos e admissão.

Tradicionalmente as empresas buscam colaboradores ou funcionários através de um processo conhecido como recrutamento e seleção de pessoal. Este processo faz parte de um plano estratégico da empresa com o objetivo de buscar pessoas para determinadas funções e postos dentro da empresa. Estas empresas geralmente mantêm um convênio de cooperação com uma ou mais universidades e centros de formação profissional e é ai que primeiro buscam seus futuros colaboradores. Pode ser realizado pelo departamento de pessoal da própria empresa ou terceirizado, isto é, a empresa contrata uma outra empresa ou consultor especializado para estes serviços.

Convêm observar que muito antes de ser definida a vaga, surge à necessidade de serem contratados novos colaboradores. Esta situação é detectada pelos administradores do negócio, gerentes, diretores e presidentes. Se eles encontram o profissional nesta ocasião, as chances de ocorrer uma contração são maiores.

1. OBJETIVOS

1.1 Objetivo Geral

Desenvolver técnicas capazes de promover desempenho eficiente do pessoal estimulando e encorajando as pessoas a se candidatarem e procurando induzir e despertar nos candidatos a vontade de virem a trabalhar nesta empresa e não em outra.

1.2 Objetivo Especifico

Evidenciar a importância do Recrutamento e Seleção de Pessoal nas organizações.

Estudar a melhor maneira de aplicar os métodos de Recrutamento e Seleção de Pessoal.

Observar a qualificação de cada funcionário para saber a sua necessidade e sua função, adequando conforme aptidão.

Mudar a atividade das pessoas seja pra criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhe a motivação e torna-las mais receptivas às novas técnicas de gestão.

2. JUSTIFICATIVA

O processo de Recrutamento Interno e Seleção de Pessoal possui vantagens dentro de uma organização dentro elas por ser mais econômico, mas rápido, é uma fonte poderosa de motivação. O recrutamento interno é o preenchimento das vagas por meio de promoção ou transferência de funcionários da organização. É a valorização dos recursos humanos internos.

Ainda, por outro lado, a concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado.

Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal eficaz.

3. REVISÃO TEÓRICA

Há muitos anos, quando se falava em recursos humanos, logo se associava a um departamento que cuidava da folha de pagamento dos funcionários de uma organização.

Uma das funções do departamento de recursos humanos, dentro de uma organização, seja ela privada, governamental ou prestadora de serviços, é selecionar profissionais capacitados.

O processo de recrutamento e seleção vem se aperfeiçoando a cada dia. Quando uma organização necessitava de novas contratações, raramente dava oportunidade de promoção aos próprios funcionários, até mesmo por desconhecerem o potencial dos mesmos.

Colocavam anúncios em jornais ou placas indicando as vagas por um determinado período, obtendo assim, um número elevado de candidatos às vagas existentes.

Desta forma, conseguiam fazer uma pré-seleção, através de entrevistas, testes psicotécnicos ou dinâmicas de grupos. A seleção de candidatos deve estar dentro dos interesses da organização, para que não haja um conflito, entre ela e os profissionais contratados. Além de certificar-se se estão capacitados ou não para fazer parte do quadro de funcionários.

Outras organizações, antes de contratar ou recrutar candidatos externos, fazem uma pesquisa interna para saber se existe o profissional capacitado para preenchimento da vaga disponível, oferecendo assim, uma oportunidade de promoção aos seus colaboradores. Este processo de recrutamento interno, de certa forma, incentiva uma competição sadia entre os funcionários. Os mesmos procuram dedicar-se cada vez mais, na expectativa de uma possível elevação de cargo e salário. A seleção interna torna-se mais viável para a organização, pois os custos com essas contratações acabam sendo praticamente mínimos.

Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos colaboradores, cada qual contribuindo com as funções que desempenham. Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as empresas estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo em pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los, isto se chama Gestão de Pessoas. Quem esclarece estas mudanças ocorridas nas empresas é Chiavenato (2004):

Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas empresas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial. Fala-se hoje em estratégia ou recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem auto-sustentada da organização em relação aos concorrentes que disputam o mercado. (CHIAVENATO, 2004, P. 04).

Dentro deste contexto, a questão básica é escolher as pessoas que farão parte da organização e como esta administrará seu quadro de pessoal, sabendo como as manterá.

O Treinamento é um investimento empresarial destinado a capacitar a equipe de trabalho e reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostas. Nesse sentido, Chiavenato (2004), esclarece que, “o treinamento não é uma despesa, mas um investimento, cujo retorno é altamente compensado para a organização”.

Assim podemos concluir que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com