TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL Projeto Experimental De Viabilidade Para A Implantação De Um Sistema De Gestão Ambiental

Por:   •  25/2/2014  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Atualmente ouve se falar muito em gestão ambiental nas empresas porque hoje em dia é essencial para o desenvolvimento e crescimento delas. Para se obter esse status precisa ter na sua empresa as normas, regulamentos, planejamento e inovação da gestão ambiental implantada, para se obter melhorias para todos e claro sem prejudicar as áreas e população ao seu redor. Quando se fala de empreendedorismo fica claro o projeto de restauração das áreas degradas da empresa, com o objetivo de visar o projeto de revitalização com os recursos adquiridos de empreendedorismo para satisfazer a todos ao seu redor das áreas, tanto a natureza sem prejudica-la, mais protegê-la e expandi-la.

Como a empresa que desenvolvemos o projeto é uma escola a preocupação com a educação ambiental é muito maior.

Palavras-chave: Desenvolvimentos Sustentáveis, Os principais pontos da gestão empresarial educação ambiental no ambiente escolar.

SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................. 02

1- INTRODUÇÃO............................................................................................. 04

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................... 05

3 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA............................................................ 06

3.1 – DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PESQUISADA......................................................................................................

07

3.2 - ASPECTOS DA VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) ......................................................................................................................

08

4 – DESENVOLVIMENTO............................................................................... 09

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 11

6– REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................ 12

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo elaborar um projeto experimental voltado ao planejamento e viabilidade de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma organização privada.

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios.

Com base neste esse aspecto buscamos analisar a empresa UNI- União Nacional de Instrução, uma empresa possui pequeno impacto ambiental. Neste relatório vamos apresentar as principais atividades da empresa em relação ao SGA e projetos hoje aplicados pelo mesmo, para que o impacto ambiental pela organização seja cada vez menor e com muita consciência.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Segundo DONAIRE, (1995) a Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. Ela visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas. O meio ambiente sempre foi considerado um recurso abundante e classificado na categoria de bens livres, ou seja, bens que prescindem do trabalho para sua obtenção. A dificuldade de estabelecimento de critérios para a utilização dos recursos naturais tornou disseminada a poluição ambiental, que passou a afetar a totalidade da população, através de uma apropriação socialmente indevida do ar, da água ou do solo.

Segundo DONAIRE (1995) a redução de custos diretos pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com