TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Por:   •  21/10/2017  •  Artigo  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

RODRIGO ALMEIDA RIBEIRO

RELATÓRIO FINAL DO PROINTER

Pirassununga - SP

Maio/2017

[pic 2]

RODRIGO ALMEIDA RIBEIRO

RA: 8798005089

                

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Atividade Relatório Parcial apresentada como requisito de avaliação do Prointer, no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial da Universidade Anhanguera - Uniderp, sob a orientação da Tutora a distância Rosane Zamberlan Bellé.

Pirassununga – SP

Maio/A2017

SUMÁRIO

RESUMO        4

1.        INTRODUÇÃO        4

2.  ENTREVISTA        5

2.1 Questionário        5

2.2 Observações a respeito da entrevista        8

2.3 Exposição da ideia de empreendimento        9

2.4 Análise Swot (FOFA).        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

RESUMO

O ato de trabalhar consiste em uma grande interação entre o indivíduo e a natureza, permitindo que através de suas ações e práticas, o homem possa alcançar seus objetivos e suprir suas necessidades para sua sobrevivência e valores. Nesse contexto o trabalho nasce diante das necessidades, que através de ideias e oportunidades vem a ocorrer o ato de empreender. Atualmente no Brasil e no mundo diversas empresas e negócios são criados e desenvolvidos nos mais variados seguimentos e setores através do empreendedorismo.  No qual, por meio de grandes aprimoramentos ao longo dos anos, veio a surgir valiosas ferramentas administrativas como o plano de negócios, auxiliando as organizações e empresários a traçar um planejamento de curto ou a longo prazo para um determinado empreendimento. O estudo dessas ferramentas e análises tais como, a SWOT (FOFA), tem se destacado de maneira relevante por alunos, gestores e empresários, desde pequenos empreendimentos aos mais elevados com maior tempo de atuação no mercado de trabalho.

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório apresentará a ideia e o conceito de empreendedorismo, mostrando seu lado no modo prático através de uma entrevista com um empresário no seguimento de tecnologia agrícola e através de pesquisas sobre o ponto de vista de autores que se referem ao empreendedorismo.

Compreendemos que no mundo dos negócios todas as empresas necessitam de um bom planejamento para solidificar sua estrutura organizacional, tendo uma importante interação em diversas áreas como, ética nas relações, desenvolvimento profissional e pessoal, as negociações e suas técnicas e todo o comportamento organização.

E para que toda essa estrutura organizacional funcione de maneira efetiva, existem várias ferramentas e métodos que auxiliam os empreendedores e profissionais a desemprenharem um bom planejamento. Um dos mais famosos e a análises das oportunidades (SWOT) e o plano de negócios que abrangem de maneira ampla o desenvolvimento de uma empresa.

E no corpo deste trabalho também será apresentado um plano de negócio de uma suposta empresa no seguimento alimentício, ilustrando as estratégias e as margens de seu negócio, bem como sua proposta inovadora, plano de marketing, atuação no mercado e seus competidores.

  2.  ENTREVISTA

Durante a entrevista com o presidente da empresa Miler Ricardo Vicente, tive a oportunidade de estar de frente com um empresário jovem de 31 anos, no qual começou seu seguimento na área agrícola. Formado em engenharia agronômica, seu interesse em empreender despertou durante o período dos estudos focando apenas em novas alternativas no auxilio de tomada de decisões para os agricultores por meios de tecnologias inovadoras.

Do decorrer da entrevista pude entender todo o sistema de uma empresa startup, suas vantagens, seu crescimento pelo Brasil e todo o seu conceito. Percebi que a maioria dessas empresas são incubadas em institutos e universidades e seu foco é a inovação em solucionar diversos problemas em várias áreas.

A entrevista ocorreu de forma bem descontraída de uma maneira que tive oportunidade de absorver várias informações sobre tais como, o plano de negócio, sistema de captar investimentos de fundos do governo e grupos de investidores privados, o sistema de incubadoras de empresas startups na Universidade de São Paulo através da Unitec e algumas metodologias administrativas e comerciais aplicados no seguimento do agronegócio.

2.1 Questionário

Nome da Empresa: Hidrofito Agricultura de Alta Eficiência

Endereço: Rua duque de Caxias norte, 225, campus da USP

Cidade: Pirassununga

Estado: São Paulo

Ramo de Atividades: Agricultura de precisão e tecnologia agrícola

Produtos e/ou serviços: Software para gestão agrícola e manejo.

Data de Início das atividades: 2012

Entrevistado: Miler Ricardo Vicente

  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Os fatores foram simples, um por necessidade devido à dificuldade de arrumar um emprego e outro por desejar trabalhar por conta própria.

  1. Existem outros empreendedores em sua família?

Sim. Meu pai é empreiteiro de obras.

  1. Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Na faculdade.

  1. Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Sempre estudei em escola pública e depois me ingressei na faculdade e me formei em engenharia agronômica em uma faculdade particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com