TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA SOBRE WEB MARKETING

Por:   •  29/7/2020  •  Resenha  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

FERREIRA, Denis. Web Marketing – o que é? Definição e para que serve? Outubro, 17, 2017 – http://mktsemsegredos.com/webmarketing-o-que-faz/, acessado em 28/07/2020.

Resenha por Hérica Virginia da Silva Albuquerque

Denis Ferreira, graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Investment Banking e está agora iniciando seu mestrado em economia. Atualmente trabalha no mercado financeiro e escreve os blogs com o objetivo de ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais acerca do mundo econômico, contábil e administrativo e sobre tudo o que isto implica.

Situando-se no século XXI, num cenário onde as tecnologias predominam e se apresentam como essenciais em todos os aspectos da sociedade, Denis aborda o conceito de Web Marketing apresentando elementos que caracterizam essa essência tecnológica, tais como smartphones, carros inteligentes e outros gadgets, que, de acordo com o Wikipedia, é um termo tecnológico utilizado para designar dispositivos eletrônicos portáteis, criados para facilitar funções específicas e úteis no cotidiano, que possuem inovações tecnológicas, são produzidos de modo inteligente ou com desenho mais avançado. Dentro desse contexto, o autor destaca a Internet como fator primordial que direcionou as ações empresariais para o campo digital. Para responder questionamentos a respeito de questões conceituais sobre Web marketing, o autor expõe o conceito de marketing original para então definir o Web marketing, elencando posteriormente seus objetivos e principais vantagens.

Em poucas páginas, Denis desenvolve de forma clara e objetiva o conceito de Web Marketing distribuindo seu texto em três tópicos principais, onde destaca o conceito, os objetivos, as vantagens e algumas ferramentas indispensáveis.

De acordo com Denis, o século XXI é marcado pela difusão massiva da informação. Uma chuva torrencial de informações cruza o planeta diariamente, através de smartphones e computadores de última geração, além de outros gadgets e “coisas” que nossos avós jamais imaginavam ou que somente visualizávamos em filmes de ficção científica, neste cenário a internet torna-se extremamente relevante para o desenvolvimento da sociedade humana. Hoje, quem não está conectado, literalmente está desligado do mundo.

No texto fica evidente que o mundo da economia gira em torno do marketing de produtos e/ou serviços e que a sociedade aderiu de forma substancial o universo digital e, com o avanço da internet, as empresas perceberam que que uma nova modalidade de marketing passou a predominar no mundo dos negócios: o Web Marketing.

Segundo o texto, para entendermos o Web marketing é necessário um entendimento sobre o que é o Marketing tradicional. Para tanto, o autor apresenta a origem e o significado da palavra marketing, que pode ser traduzido em mercado em ação, ação no mercado ou, ainda, mercadologia. Após esclarecer esse conceito, ele afirma que o Web marketing tem os mesmos propósitos, porém, dentro do campo digital.

De acordo com Denis, o Web marketing objetiva o aumento das vendas das empresas, cria valor para a marca e fortalece seu nome no mercado de atuação, além de proporcionar a expansão do alcance das empresas e prospecção de novos negócios, e sua única diferença com relação ao marketing tradicional é o canal utilizado para sua execução.

Algumas vantagens do Web Marketing como a praticidade, baixíssimo custo de investimento, versatilidade que o profissional de marketing tem ao desenvolver conteúdo e campanhas publicitárias são citadas por Denis, assim como o uso e a eficácia de ferramentas como o Google Analytics, que permite que a empresa extraia preciosos dados como idade, sexo, região, interesses, trajetória do seu cliente em seu site.

 Através desses dados é possível que se conheça o perfil e o comportamento do seu público alvo, no que diz respeito ao processo de compra, o que torna mais simples  e prático  a criação de campanhas e produtos personalizados, ofertas muito mais assertivas, e até mesmo a geração de novos desejos por parte dos consumidores.

Para o autor além dessas vantagens, principalmente para pequenas e médias empresas o Web Marketing permite que através  do uso de ferramentas como, criação de um site, blogs, interação da empresa com clientes, uso de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine  Marketing), programas de afiliados, Co Marketing, Endomarketing, é possível competir de igual para igual com grandes empresas já consolidadas no mercado, pois nesse novo cenário, o que determina o sucesso do negócio, não é a quantidade de capital investido e sim  o desenvolvimento da melhor estratégia e o uso dessas ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com