TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA O MENINO SELVAGEM

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o surgimento da humanidade, o homem sentiu a necessidade da comunicação que vem se desenvolvendo ao longo das décadas. A comunicação tem papel importante desde a época primitiva quando o homem aprendeu a identificar sons e reproduzi-los, foi a partir da reprodução desses sons que os músculos da fala poderão ser aperfeiçoados e surgiu então a linguagem. É através da linguagem que o homem começa a transmitir de forma oral as narrativas míticas, a linguagem se faz necessária para a transmissão do conhecimento.

Nós já nascemos com a capacidade da fala e hoje é impossível imaginar um ser humano sem convívio social, sem contato com outro individuo, sem a troca de experiências, crenças e costumes sem o contato com a cultura, isso torna um ser de mente vazia onde não existe pensamento, onde os conceitos e ideologias não puderam ser formados. Através da comunicação aprendemos quem somos, através do contato com o outro é que nos moldamos da infância até os nossos últimos dias, formamos o nosso próprio eu, entretanto a fala só é desenvolvida através do contato social.

No caso do garoto selvagem, ele tem a capacidade da fala, mas é um ser privado da convivência em sociedade, não teve contato com a cultura e com a comunicação e o resultado disso é o não desenvolvimento da linguagem e do individuo como membro da sociedade.

Após um tempo em sociedade é possível perceber a dificuldade em entender o que acontece em sua volta, Victor cria sua própria linguagem para comunicar-se com seu educador. Não é possível determinar seu nível de lucidez, tendo em vista que a palavra depende do pensamento, assim como o pensamento depende da palavra.

Victor trás uma reflexão para cada individuo do que somos para a sociedade, da necessidade da interação para evolução da nossa essência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com