TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica: O menino selvagem

Resenha: Resenha critica: O menino selvagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha critica: O menino selvagem

Victor vivia na floresta, sem contato com humanos, o menino não falava, não ficava em posição ereta, vivia solto e sem roupas e alimentava-se de raízes, e tinha o olfato bem desenvolvido, consequência do ambiente em que vivia. Quando foi encontrado aparentava ter 12 anos de idade em 1799 no Sul da França.

O menino selvagem é capturado e levado a uma instituição para surdos-mudos, onde são realizados alguns exames depois é levado para a casa do Dr Itard que se interessa pelo caso e inicia seu processo de alfabetização tentando inseri-lo no meio social.

Victor não havia tido interação com membros de sua espécie, seu processo educativo iniciou-se na selva, ele desenvolveu sua aprendizagem mais de acordo com o meio em que vivia e com quem vivia. Segundo Vygotisky, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação com outros indivíduos e com o meio.

Quando Dr Itard o leva para sua casa utiliza vários métodos para alcançar seu objetivo de alfabetiza-lo, no inicio o menino tem dificuldade em aprender o que é passado por ele, pois o seu passado condicionou sua aprendizagem, mais pouco a pouco consegue aprender o que lhe era ensinado, o que muitas pessoas da época achavam quase impossível pela situação em que o menino foi encontrado, privado de educação. O garoto aprendeu também a desenvolver afetividade, o choro, o riso, depois de algumas tentativas e repetições ele consegue falar a palavra leite, mais não desenvolveu a linguagem, nunca aprendeu a falar articuladamente.

Para Vygotsky, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações interpessoais e a partir do processo de mediação. O homem é consequência do meio cultural o ser humano vivendo isoladamente sem ideias inatas será influenciado pelo meio em que se encontra. O ser humano não é formado só biologicamente mais culturalmente também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com