TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino Selvagem

Exames: O Menino Selvagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

Análise do filme “menino selvagem “

“Está hoje estabelecido com toda a certeza que se as crianças se desenvolvessem desde a mais tenra idade , fora da sociedade e dos fenômenos por elas criados , o seu nível é dos animais (Zing)” ( pág 266, livro “o homem e a cultura”,Leontiev”) . O filme “menino selvagem” retrata exatamente a idéia exposta no trecho citado acima . Um menino é encontrado ainda criança ,por volta dos 6 anos , em um estado completamente selvagem ,devido ao seu isolamento de contato humano .

Há alguns séculos , essa idéia ainda persiste , principalmente no âmbito religioso , acreditava- se que o comportamento humano poderia ser atribuído há uma essência pré estabelecida ,a um caráter inato. No entanto , no âmbito cientifico , essa idéia não é mais aceita .Segundo Leontiev “A orientação oposta , desenvolvida pela ciência progressista,parte ,pelo contrário,de que o homem é um ser de natureza social,que tudo o que tem de humano nele provem de sua vida em sociedade ,no seio da cultura criada pela humanidade “. Há um papel biológico intato ,porém , o homem destaca-se pela superação desse sistema de vida dominado pela natureza , direcionando-se a um de sistema de vida criador de uma natureza adquirida(plano historico-social ). Ainda segundo ele ,“O homem definitivamente formado possui já todas as propriedade biológicas necessárias ao seu desenvolvimento sócio-histórico ilimitado. Por outras palavras, a passagem do

homem a uma vida em que a sua cultura é cada vez mais elevada não exige mudanças biológicas hereditárias.” (p.263). Esse discurso descontrói qualquer tipo de preconceito que seja calcado numa suposta superioridade racial biologicamente inata, como ocorreu em diversos momentos da historia recente , como justificativa da exploração e crueldade cometida entre grupos humanos .

A cultura , evidentemente, não é inata , é algo que precisa ser transmitido de geração em geração ,como diz Leontiev “podemos dizer que cada indivíduo aprende a ser um homem. O que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade . É-lhe ainda preciso adquirir o que foi alcançado no discurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana " ( p.267) O filme demonstra muito bem o papel essencial da cultura , da socialização que leva o homo sapiens de um ser hominizado ( que dispõe de dadas estruturas orgânicas ) para a condição de ser humanizado ( que dispõe da particularidade histórico socialmente desenvolvida ) .O garoto que inicialmente se comportava como um animal passa ,depois de entrar em contato com a civilização ,em especial com um cuidador, a se comportar como um humano, mesmo que não em seu estágio mais civilizado .A comunicação entre uma pessoa experiente e a criança são condições essencias para o desenvolvimento do homem na cultura .

Segundo Leontiev , o comportamento social se da através da transmissão das conquistas humanas “sob uma forma absolutamente particular : a dos fenômenos externos da cultura material e intelectual” “( p.265) . E é exatamente através da cultura material e intelectual que cuidador transmite a cultura ao menino , ele apresenta objetos típicos das sociedades humanas, a linguagem , a escrita etc . Leontiev destaca a importância dos instrumentos , segundo ele “ o instrumento é o produto da cultura material , os traços característicos da criação humana não é apenas um objeto de uma forma determinada(...) O instrumento é ao mesmo tempo um objeto social no qual estão incorporadas e fixadas as operações de trabalho historicamente elaboradas”. No entanto ,só a apresentação não seria suficiente, ele também ensina a manejar , o objeto por si só não contem a cultura , como esclarece leontiev no trecho a seguir “"As aquisições do desenvolvimento histórico das aptidões humanas são simplesmente dadas aos homens nos fenômenos objetivos da cultura material e espiritual que os encarnam,mas são aí apensas postas . Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com