TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menino Selvagem

Artigo: Menino Selvagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

Criança selvagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

LupaCapitolina.png

Crianças Selvagens

Aquisição de linguagem

Behaviorismo

Psicologia do desenvolvimento

Psicologia educacional

Amala e Kamala

Kaspar Hauser

Oxana Malaya

Peter, o selvagem

Rochom P'ngieng

Victor de Aveyron

Blanka

Mogli

Rômulo e Remo

Tarzan

O Enigma de Kaspar Hauser

O Garoto Selvagem

Nell

Genie

Crianças selvagens são crianças que logo a partir dos primeiros anos de vida passaram a viver em completo isolamento da sociedade; são crianças que depois de pouco tempo de vida se perdem da sociedade, vivem como animais, não falam e não andam como pessoas normais. Tais histórias se originaram de relatos relativamente comuns no século XVIII, que descreviam crianças encontradas no campo, tidas como sobrevivido por circunstâncias especiais, desde os primeiros anos de vida, criadas por animais sem contato com humanos e assim se tornando selvagens.

Uma das referências mais conhecidas provêm do filósofo e estadista franco-suiço Jean-Jacques Rousseau (1712 — 1778) publicada como nota em seu livro Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes), em 1754.

Nesse livro Rousseau ao referir-se à origem do homem e distinções deste primeiro homem e animais, cita os relatos de quatro crianças: um de 1344, uma criança encontrada em Hesse na corte do príncipe Henrique; o de uma criança encontrada entre ursos nas florestas da Lituânia, em 1694 comentado por Condillac (1715 – 1780) que afirmava não que ela apresentava nenhum sinal de razão: ”caminhava com pés e mãos, não possuía nenhuma linguagem e formava sons que nada se assemelhavam aos do homem”; e finalmente o caso do “pequeno selvagem” de Hanôver estudado na Inglaterra; e os dois selvagens dos Pirenéus encontrados em 1719. Todos eles incapazes da postura bípede como comenta. 1

Índice [esconder]

1 Casos e lendas

2 Referências

3 Ver também

4 Ligações externas

Casos e lendas[editar | editar código-fonte]

Segundo antropólogo Lévi-Strauss, correspondem a anormais congênitos, em que se nota muito claramente, terem sido abandonados por essa causa e não desenvolvidos essas características de imbecilidade (termo da época) por causa do crescimento isolado de toda influência social.

Esse autor nos dá ainda o exemplo recente dos meninos–lobo encontrados na índia em 1911 que nunca chegaram a alcançar o nível normal. Um deles – Sanichar – jamais pode falar mesmo adulto. Segundo Kellog em “More about wolf-children of Índia” 1931, duas crianças foram encontradas juntas, uma delas viveu até os seis anos e desenvolveu um vocabulário de cerca de 100 palavras e correspondia a uma idade mental de dois anos e meio o outro, como referido jamais chegou a falar. Cita também um relatório de 1939 (J. B. Foley. American Journal of Psichology vol. 53, 1940) de uma criança encontrada na África do Sul em 1903, que ficou conhecida como criança–babuíno, apresentava uma idade aproximada entre 12 e 14 anos e uma inteligência correspondente à idiotia. Em ambos os casos as circunstâncias da descoberta eram duvidosas. 2

Em março de 2008, após a divulgação de que o livro, best-seller, e o filme "Survivre avec les loups" (Survival with wolves) ver foram uma fraude, houve um debate importante na mídia francesa (nos jornais, rádio e até na televisão) sobre os numerosos casos falsos de crianças selvagens cegamente credenciados: Embora existam numerosos livros sobre este assunto, quase nenhum deles foi baseado em arquivos, os autores usando dúbias informações impressas de segunda ou terceira mão.

De acordo com o cirurgião francês Serge Aroles, que escreveu um estudo geral sobre crianças selvagens, com base em arquivos (L'Enigme des Enfants-loups or The Enigma of Wolf-children, 2007), 3 quase todos estes casos são fraudes escandalosas ou histórias totalmente fictícias.

São esses relatos:

Crianças-lobo de Hessian (1304, 1341 e 1344).

O menino de Bamberg que cresceu entre bovinos (anterior a 1500).

O menino irlandês criado por ovelhas, relatado por Nicolaes Tulp, em seu livro Observationes Medicae (1672). Serge Aroles dá provas de que esse menino era um menino com deficiência grave exibido por dinheiro.

As três crianças–urso da Lituânia (1657, 1669, 1694). Segundo o referido autor os arquivos (da rainha da Polônia, 1664-1688)) publicados por Serge Aroles mostram evidências de que estes três casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com