TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE VALOR DO TEMPO

Monografias: RESENHA SOBRE VALOR DO TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  623 Visualizações

Resenha – “ Tempo – Quanto vale o Tempo?”

A valorização do tempo é feita tanto no horário de trabalho quanto no horário livre de cada individuo. Tendemos a calcular minuciosamente como usar tal artefato precioso, pois no modelo de sociedade no qual somos inseridos, o objetivo é claro: Produzir mais em menor prazo.

Uma analise antiga, mas com pontos ainda validos, é a do filme “Tempos Modernos” (1936), onde existe uma corrida contra o tempo feita pelos funcionários de uma grande fabrica, baseada no Fordismo, para gerar uma superprodução. È visivel que a sociedade estava entrando no periodo do Modernismo, e que era movida pelo capitalismo. Atualmente, as condições de trabalho são melhores, com a existencia de sindicatos e tecnologia avançada, por exemplo, entretanto o objetivo continua sendo a velocidade das entregas da demanda.

Ao mesmo tempo em que buscamos a super eficiência, temos uma visão vinda da psicologia onde o tempo é relativo. A grosso modo, dizemos que o passar do tempo está diretamente relacionada a sensação que a atividade que realizamos em tal período, ou seja, quando a situação nos agrada o relógio anda mais rapido, e quando não, as horas demoram mais a passar. Isso ocorre devido ao desgaste físico e mental que sofremos. Assim, o momento mais valioso, para a psicologia, é aquele que gera maior prazer, e nao necessáriamente o de elevada produção.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com