TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio CN

Por:   •  9/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

Rádio CBN – A Rádio que toca noticia – 25 Anos

História:

A Central Brasileira de Notícias (CBN) é uma rede de rádio brasileira, pertencente ao SGR (Sistema Globo de Rádio).

Foi criada em 1º de outubro de 1991 pelo jornalista Roberto Marinho, como projeto de rádio“allnews”, ou seja, com programação jornalística 24 horas por dia. Quando foi criada não existia o conceito “allnews” no Brasil, sendo pioneira e atualmente está presente nas principais cidades brasileiras.

Durante a sua trajetória a CBN transmitiu momentos decisivos da política, cultura, esporte e do jornalismo.

A CBN também inovou quando, em 1995, a emissora de São Paulo que operava somente em AM, replicou sua frequência no FM, o que lhe rendeu a menção honrosa por ser a primeira emissora jornalística em FM da cidade.

O ano de 1997 marcou uma nova fase da CBN. Uma grande reformulação em sua grade de programação veio para reforçar o conceito de rede nacional da emissora, ampliar o número de afiliadas e posicionar o meio rádio no mercado publicitário.

A emissora conquistou o premio como a marca de maior prestigio do rádio brasileiro. Entre outros prêmios a CBN conquistou também o Premio Unescode melhor veículo de comunicação.

Missão:

Ser a rádio que toca notícia nas plataformas que forem mais convenientes para o ouvinte.

Visão:

Estender, às demais plataformas, a audiência, o prestígio e a relevância que a CBN já possui no meio rádio.

Conceito:

A Rádio que toca notícia

Publico Alvo:

Classes A e B, acima de trinta anos e economicamente ativo (trabalhadores).

Principais praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasilia e Recife.

Principais concorrentes:Radio Bandeirantes, TUPI, Band News, Radio Estadão, Capital, BH FM, CDL FM e Radio Camara FM.

No mercado de São Paulo, por exemplo, a CBN,a Rádio Bandeirantes,  a Rádio Jovem Pan, a Rádio Record concorrem entre si buscando constituir seu posicionamento na mente dos ouvintes com base nas seguintes características:

• Velocidade: ser a primeira a informar;

• Instantaneidade: estar em loco com o fato;

• Crítica: estar comprometida com a ética e cidadania ao denunciar as mazelas sociais.

Ranking – Mais acessadas no segmento de jornalismo no Brasil:

[pic 1]

Referências de Comemorações das Concorrentes

Aniversários de 10 anos da Rádio BandNews FM – 2015:

Cristo redentor recebe as cores da BandNews FM no aniversário da rádio. Para comemorar o aniversário da rádio, o Cristo Redentor e a Torre da Band em São Paulo receberam iluminação especial. Eles foram todos cobertos por luzes azuis e vermelhas.

Peças

[pic 2]

[pic 3]

Aniversário de 35 anos da Rádio Capital – 2013:

Para marcar o aniversário, a Capital lançou novas vinhetas em torno dos 35 anos e criou um concurso que dará prêmios aos ouvintes: “Faça sua declaração de amor à Radio Capital”.

Aniversário de 75 anos da Rádio Bandeirantes – 2012:

Rádio Bandeirantes comemora o aniversário de 75 anos com um programa especial transmitido ao vivo, direto do Museu do Futebol, em São Paulo. 

Background

Os 25 anos da Rádio que Toca Notícia, criada como projeto de rádio allnews, ou seja, com programação jornalística 24 horas por dia, a Central Brasileira de Notícias é uma rede de rádio brasileira, pertencente ao Sistema Globo de Rádio.

Entre as principais inovações da proposta, estava uma clara distinção do que era editorial informativo e interpretativo. Integrada ao sistema Globo de Rádio, a emissora, antes chamada de Excelsior, começou a transmitir em AM.

A Central Brasileira de Notícias se rendeu às maravilhas das rádios FM, em 1995. Nessa época, a emissora que operava somente em AM, ganhou a partir de novembro daquele ano um lugar no dial FM de São Paulo, o que lhe rendeu a menção honrosa por ser a primeira emissora jornalística em FM da cidade pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Ainda nos seus primeiros anos, a Rádio CBN já se destacava com grandes coberturas jornalísticas, como a renúncia do Collor em 1992, um dos momentos decisivos na política do Brasil. O de 1997 marcou uma nova fase da CBN. Uma grande reformulação em sua grade de programação veio para reforçar o conceito de rede nacional da emissora, ampliar o número de afiliadas e posicionar o meio rádio no mercado publicitário.

A CBN também tem destaque na cobertura esportiva como: Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, Campeonato Brasileiro e etc.

Atualmente, a rádio CBN possui quatro emissoras próprias em São Paulo, Riode Janeiro, Belo Horizonte, Recife e cerca de 28 afiliadas no Brasil, transmitidas em AM e FM.

Perfil do Ouvinte CBN

Segundo dados do IBOPE, o público que garante à audiência da CBN é distinto das demais emissoras. É formado basicamente por empresários, executivos e universitários, situados entres as classes A e B. Outro detalhe considerado importante pela direção da emissora é o fato da maioria dos ouvintes serem do sexo masculino. A média mensal é de um milhão de ouvintes, chegando a atingir 11% da audiência em algumas praças

Fato Principal

Consolidada com uma das rádios mais tradicionais do Brasil, sendo líder no segmento all news. No aniversário de 25 anos a CBN procura por engajamento com um público mais jovem e formador de opinião.

Problemas e Oportunidades

Problemas:

Mensurar as respostas negativas do ouvinte nas demais plataformas, por exemplo, a facilidade dos usuários exporem as suas opiniões nas redes sociais.        

Oportunidades:

Utilizando as grandes transmissões e cobertura durante esses 25 anos, através de uma linha do tempo, a CBN busca ampliar o seu engajamento com o público jovem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (362.9 Kb)   docx (881.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com