TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.555 Palavras (31 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 31

1.RECURSO HUMANO

O profissional de RH é encarregado de gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e benefícios; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; elaborar estratégias e planos operacionais para recrutamento e proporcionar a integração de novos funcionários dentro da organização. RH também pode se referir à totalidade de empregados e colaboradores que compõem a organização, normalmente referidos como os recursos humanos da empresa. RH é o departamento que tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização. A Gestão de RH é uma área de estudo que forma profissional capacitados para gerenciar pessoas e lidar com todos os processos relacionados à gestão do quadro de funcionários de uma empresa.

Este artigo tem como caráter de abordagem a importância dos recursos humanos nas organizações, com a pretensão de enunciar as necessidades e aspotencialidades desde setor administrativo que tem trabalhado com eficácia pode oferecer as organizações contemporâneas.

1.2 EMPRESA

A C&A, como empresa que busca atuar de forma socialmente responsável, considera essencial o monitoramento de todos os elos de sua cadeia produtiva, orientando-se sempre pelo que está disposto no Código C&A de Conduta para Fornecimento de Mercadorias. Trata-se do Código que descreve os padrões de conduta comercial que a C&A entende como fundamentais nas negociações com seus fornecedores de mercadorias. São padrões éticos que a empresa considera como universalmente válidos e que, portanto, devem ser aplicados a todas suas atividades comerciais, independentemente da localidade.

A C&A é uma empresa séria que respeita a qualidade de vida dos associados, e pensando nisso fez um acordo com o sindicato que em casos de eventos natal e dias de maior fluxo as horas a mais da sua carga horária serão compensadas com horas extras e é combinado com associados um mês antes que eles terão que fazer essas horas, assim para que os mesmo possam se programar. Situação que antes não acontecia, as horas feitas pelos associados apenas entrava como banco de horas, e não eram programadas.

1.3 PONTOS OBSERVADOS ( POSITIVOS E ANOMALIAS)

A empresa realiza varias campanhas de incentivos com premiações, cartões presentes, valores em dinheiro e objetos para o lar e também a participação de lucros da empresa em resultados semestral mais conhecido como PROPAR. A loja da Alameda shopping possuem 77 funcionários da a oportunidade para que menores de 18 anos participem do projeto menor aprendiz, que capacitam jovens de 15 anos para o mercado de trabalho.A empresa apenas tem que rever a alimentação que é fornecida, pois é um alimento industrializado e que muitos não gostam, podendo fornecer o cartão alimentação. Além disso, outro ponto que deveria mudar é que os supervisores não batem o ponto eletrônico, deixando de ganhar horas extras e acabam não ganhando esse valor a mais trabalhado.

1.4 PLANOS DE BENEFÍCIOS, IMPLANTAÇÃO DO RH, PLANO DE CARGO E SALÁRIO.

Aumento da satisfação e lealdade dos clientes, porque assegura que seus requisitos são atendidos;

redução dos custos operacionais, através da diminuição dos custos da qualidade e aumento da eficiência, alcançado como resultado da prevenção intensificada versus correção;

Aumento de competitividade e lucratividade à medida que produtos de qualidade estão sendo entregues e os custos operacionais são reduzidos; melhora da transferência de conhecimento dentro da empresa;

Melhora do estado de espírito e aumento da motivação dos empregados à medida que eles trabalham com maior eficiência;

Criação de um sistema interno para identificação e satisfação dos requisitos de treinamento na empresa, assegurando a lealdade das pessoas e diminuindo a flutuação da mão-de-obra.

São considerados como benefícios pelo o RH, plano médico, odontológico, auxilio creche, desconto de 20 % na compra de vestuário para o associado e seus dependentes (maridos, esposas e filhos). O plano médico deveria melhorar na hora de solicitar autorização, pois a relatos que demoram até vários dias para a liberação. Em relação ao desconto poderia ser adotado na compra de eletrônicos como relógios, celulares e câmeras digitais. O auxilio creche poderia fornecer mais opções em maiscreches, pois trabalha apenas com uma em Brasília, e com isso proporcionaria a tranquilidade para seus funcionários que não moram próximo a essa creche.

1.5 PLANOS DE BENEFÍCIOS E QUALIDADE DE VIDA/DOS FUNCIONÁRIOS

O Programa de Incentivo tem como característica: Aumentar as vendas; Conquistar novos clientes; Combater a concorrência; Diminuir o turno ver dos funcionários; Motivar a equipe; Aumentar o índice de satisfação dos clientes. Cada programa de incentivo é personalizado de acordo com o tipo de negócio e perfil do cliente.

A motivação dos funcionários tem sido estudada desde a época da Revolução Industrial, em que se tornou interessante pesquisas a fim de sanar dúvidas sobre o desempenho dos trabalhadores e o que seria fator crítico neste desempenho.

A C&A especializada em fidelizar clientes para o varejo também MOTIVAR, RECONHECER e RECOMPENSAR todo segmento produtivo da empresa: equipe de vendas, distribuidores, revendedores, serviços de atendimento e pós-venda. O Programa de Incentivo, o incentive, tem como característica: Aumentar as vendas; Conquistar novos clientes; Combater a concorrência; Diminuir o turno ver dos funcionários; Motivar a equipe; Aumentar o índice de satisfação dos clientes. Cada programa de incentivo é personalizado de acordo com o tipo de negócio e perfil do cliente.

O RH da empresa implantou um beneficio de empréstimo através de desconto em folha que facilita a vida de muitos, pois não necessita de consulta ao SPC E SERASA com taxa de juros abaixo do mercado.

A empresa segue um plano de carreira que consiste em associados, monitores, líderes, supervisores e gerentes. São salários que vão de R$ 780,00 á R$ 8.750.

1.6OBJETIVO

Estabelecer os princípios básicos da gestão de pessoal, que devem orientar a área de Recursos Humanos na realização de suas funções e dispor sobre os procedimentos quanto a:

Recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com