TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Projeto Do Trabalho

Exames: Relatorio Projeto Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

1.Introdução.................................................................................1

2.Caracterização da Empresa.....................................................4 3.Caracterização do Produto e do Método de Produção.........6 4.Problematização ....................................................................10 5.Desenvolvimento de Soluções..............................................11 6.Conclusão...............................................................................15 7.Referências.............................................................................17

Universidade Federal de São Carlos

Campus Sorocaba

1

1.Introducão

O Estudo do Trabalho (work study) foi conhecido por muitos anos como estudo de tempos e movimentos (time and motion study), que incorpora conceitos como ergonomia, segurança do trabalho, qualidade, organização do trabalho, e tem como objetivo efetuar melhorias.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho é o instrumento principal para atingir o aumento da produtividade. O estudo do trabalho oferece técnicas que servem para examinar o trabalho em seu contexto e que levam a investigar os fatores que influenciam na eficiência e na economia da situação estudada.

Aumentando as melhorias se chega numa eficiência maior em relação ao conforto e segurança na execução do trabalho, aumentando também a produtividade do sistema de produção. Entretanto, tem se buscado uma forma de estabelecer um equilíbrio entre a saúde do trabalho e a produtividade da organização.

Gilbreth foi uns dos fundadores do Taylorismo e o pioneiro dos estudos de tempos e movimentos. Com sua esposa e colaboradora Lillian Moller Gilbreth, buscaram compreender os hábitos de trabalho de empregados de indústrias e encontrar meios de aumentar a produção deles. Foram parceiros na empresa de consultoria gerencial Gilbreth, Inc., que estudava estes assuntos. A história da sua vida foi contada no filme Papai Batuta (Cheaper by the Dozen), de 1950.

Taylor (1911) propôs um método de análise do trabalho que permite decompor as tarefas em movimentos elementares e recompô-las, depois de uma maneira mais adaptada. Permitiria o uso de mão-de-obra não qualificada para o maquinismo industrial que estava em pleno desenvolvimento no início do século XX, principalmente nos Estados Unidos. Tinha como objetivo economizar trabalho, produzir mais em menos tempo.

Universidade Federal de São Carlos

Campus Sorocaba

2

Através dos estudos realizados se chegou ao conceito de Projeto do Trabalho, que é dimensionamento dos recursos materiais e organizacionais necessários para a realização de um conjunto determinado de tarefas para um centro de produção, que é formado por um ou mais postos de trabalho (local físico que é ocupado por, pelo menos, um operador e os meios de trabalho necessários para execução de uma tarefa de produção).

Segundo Marx (1867), trabalho é a alteração da natureza para melhorar sua utilidade e criar um valor de uso, tendo como recursos o objeto do trabalho (matéria-prima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com