TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Diagnóstico: Empresa Super Expresso

Por:   •  11/3/2017  •  Resenha  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

Relatório de diagnóstico: empresa Super Expresso

Apresentação:

Apresentamos o trabalho da disciplina Gestão Estratégica de Pessoas. Esta Avaliação proporciona o entendimento sobre o funcionamento dessa prática de gestão, bem como o papel da gestão de pessoas nas organizações contemporâneas, no formato de relatório diagnóstico.

Analisar a gestão estratégica de pessoas, nesse contexto organizacional complexo, demanda compreender estrategicamente os papéis que são desenvolvidos por todos os seus membros, como interagem e se modificam. Assim, o gestor de pessoas precisa estar apto para analisar os cenários empresarias dinâmicos, utilizando ferramentas de fácil e assertivo diagnóstico, bem como propondo alternativas para solucionar os problemas encontrados.

Sob essa ótica, solicitamos a elaboração de um relatório de diagnóstico, contando com o auxílio da ferramenta de análise SWOT (FOFA) como proposta de Trabalho da Disciplina.

Situação problema:

A empresa Super Expresso foi fundada em 1987 pelos irmãos Alfredo e Jaques. Está localizada no estado da Bahia e se tornou, no ano 2000, uma das maiores empresas do setor no país. Atualmente, transporta cerca de 610 milhões de passageiros por ano, correspondente a 15,3% do transporte de passageiros da região sul do estado, registrando uma renda bruta de aproximadamente 42 milhões de reais no ano de 2014.

A Super Expresso atua no transporte de passageiros das áreas hoteleira, logística, mineração, extrativismo e industrial do sul da Bahia e, hoje, é dirigida por um grupo de seis empresários. Por se tratar de uma empresa de grande porte dentro do estado, a empresa possui um sistema organizacional muito formal, porém também existe dentro da corporação um cenário informal, incentivado pelos próprios Diretores.

O modelo de liderança implementado é um exemplo disso; esse sistema atinge todos os setores da organização, objetivando mostrar aos seus funcionários valores como visão, missão e políticas. Nota-se que os colaboradores informais, prestadores de serviço, se destacam em suas funções até mais que um formal. Em reuniões da Diretoria, são jogados na mesa relatórios de produtividade, postura, qualidade, profissionalismo, espírito de equipe, tudo para um objetivo único e exclusivo de incentivar ainda mais seus funcionários.

Apesar de ter uma estrutura organizacional definida, a empresa mantém estruturas interfuncionais de auxílio e avaliação do grupo em que se pode destacar a equipe de auditoria interna. Essa equipe vem criando uma requalificação dos funcionários e visualizando pontos críticos na empresa e a busca pela solução de alguns problemas. Realizando uma análise mais detalhada do cenário organizacional, a auditoria constatou:

1) descuido na comunicação entre os setores e, principalmente, no setor Recursos Humanos, entre os gestores e os subordinados;

2) o foco dos gestores, dos demais setores, apenas nos resultados esperados;

3) falta de delegação e feedback;

4) tratamento das equipes de maneira generalizada pelos gestores (padronização da gestão);

5) baixa produtividade de alguns setores e;

6) ausência de um plano de capacitação para os ocupantes dos cargos.

A definição de sua estrutura organizacional, bem como da remuneração de cada cargo estabelecido no Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração ainda não estabelece uma condição de crescimento profissional dentro da empresa, proporcionando uma frustração ao funcionário sobre o seu desenvolvimento internamente e a sua valorização dentro do grupo. O turnover está sob controle, porém a contratação de alguns colaboradores ainda requer um cuidado com os detalhes dos cargos, em virtude do alto grau de especialização das atividades desenvolvidas; dificultando, assim, a identificação do candidato mais adequado ao perfil esperado.

Reforçando esse cenário, há uma preocupação da Diretoria com a tecnologia utilizada para otimizar os processos internos e a frota dos veículos; com a entrada de dois concorrentes internacionais que iniciarão as atividades brevemente na região coberta pela Super Expresso, bem como com as mudanças na legislação do seu setor de atuação. A inquietação da Diretoria ocorre em função da imagem que a organização transmite para o seu público interno e externo.

Considere-se contratado (a) pela Super Expresso para ocupar o cargo de Diretor de Recursos Humanos, tendo como foco principal propor ações estratégicas de gestão de pessoas ao Diretor Geral da organização para reverter a situação atual. Sendo assim, inicialmente, você deve analisar o cenário organizacional apresentado para enfrentar os seus principais desafios:

1) elaborar um relatório apontando todos os problemas identificados,

2) apresentar no relatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com