TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A EMPRESA SUPER SACOLA CHEIA

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MATEMATICA FINANCEIRA 4

3 CONTABILIDADE 5

4 SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL 6

4.1 CONHECENDO A EMPRESA SUPER SACOLA CHEIA 8

4.2 A CARGA TRIBUTARIA DO SUPER SACOLA CHEIA 8

5 JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS 9

6 EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Para manter uma empresa o administrador deve ter conhecimento sobre matemática financeira, e contabilidade, saber quais os impostos que deveram pagar para obter lucros e evitar prejuízos. Ao pegar um empréstimo usando o sistema de amortização o empresário saberá se o mesmo e viável se ira pagar juros além da conta. Juros e simples e juros composto como funcionam e como deveram ser usados.

2 MATEMATICA FINANCEIRA

A matemática financeira para o administrador e importante para o mesmo saber se estão obtendo lucros ou prejuízos. Com a matemática financeira os gestores iram saber como tomar decisões importantes para ter resultados satisfatórios.

Para um gestor na área de vendas, precisa ter conhecimento sobre cálculos e juros, a matemática financeira também poderá ajudar nas compras aprazo, em financiamento, para saber analisar um empréstimo se e viável para não ter gasto desnecessário. Sendo de extrema importância nas tomadas de decisões nas organizações, se for bem aplicada, traz lucratividade e possivelmente maximização nos resultados.

Os profissionais da linha de frente na área financeira das empresas devem ter conhecimentos sólidos da Matemática Financeira, tais como: saber utilizar os conceitos fundamentais e práticos da Matemática Financeira, considerando o cenário econômico e financeiro brasileiro nas tomadas de decisões empresariais. Saber analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Ter o conhecimento necessário em Finanças para tomar decisões com base nas demonstrações financeiras.

3 CONTABILIDADE

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Auxiliar nos procedimentos de abertura da empresa. Ela estará junto a órgãos governamentais em nome da empresa para assegura que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.

A contabilidade mostra para as empresas a grande quantidade de dividas e materiais de inventário parado dentro dos seus setores produtivos. Vendo essas contas asava à necessidade de enxergar nos seus relatórios o quanto de dinheiro que ela estava perdendo ou que estava parado sem movimenta. Verificar a coerência entre a parte fiscal lançado pela empresa e a parte contábil lançado pelo escritório de contabilidade.

Portanto a contabilidade é muito importante, porque mostra para as empresas as suas dividas e os seus bens que determina se ela esta ganhando ou perdendo. Através disso as empresas começam a enxergar a uma posição mais macro, imediatamente tem a possibilidade de buscar novos recursos para ser mais competitivo no mercado de trabalho.

4 SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL

O Brasil esta entre os 30 países com maior carga tributária do mundo, e com o pior índice em ralação ao retorno, em prol do bem estar da sociedade.

Para ter uma empresa, um empresário paga impostos para abrir, quando contrata e para manter funcionários, para oferecer produtos e serviços para seus clientes, e também sobre seu lucro. Alguns impostos pagos pelos brasileiros são: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a contribuição PIS\PASEP de importação, a contribuição COFINS, também de importação e o Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), todos no caso de mercadorias. Em relação aos serviços, geralmente incidem o Imposto de Renda (IR), a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), também a PIS\PASEP e COFINS, além do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS NO BRASIL

DIRETOS

Tributos Diretos incidem sobre o Contribuinte de Direito, onde a pessoa e designada para pagar o imposto. Por exemplo, o imposto de renda da pessoa física assalariada, é o empregado que pagar o imposto não havendo condições de ocorrer transferência do ônus tributário para outra pessoa.

INDIRETOS

A carga tributaria cai sobre o Contribuinte de Direito que o transfere para outra pessoa, ou seja, o contribuinte paga e posteriormente repassa para outra pessoa. Por exemplo, o IPI e o ICMS são impostos indiretos, onde o consumidor final que paga o imposto, mesmo não sendo designado por lei como contribuinte desses impostos.

ADICIONAL

Quando o seu fato gerador é representado pelo pagamento de outro imposto. Por exemplo, temos o adicional de 10% do Imposto de Renda, Pessoa Jurídica.

FIXO

Quando determinado o seu quantum em quantia certa, independentemente de cálculos. Como exemplo, o ISS dos profissionais liberais.

PROPORCIONAL

Quando estabelecido em porcentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável, crescendo o valor do imposto apenas quando o valor básico para o cálculo sofra crescimento (ICMS, IPI e o ISS, quando incidente sobre a receita).PROGRESSIVO

Quando suas alíquotas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com