TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações interpessoais no trabalho

Projeto de pesquisa: Relações interpessoais no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

1 Introdução

Segundo o dicionário MICHAELS Comunicação é "sf (lat communicatione) 1 Ação, efeito ou meio de comunicar. 2 Aviso, informação; participação; transmissão de uma ordem ou reclamação. 3 MecTransmissão. 4 Relação, correspondência fácil; trato, amizade. 5 SociolProcesso pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. 6 Mil Meios para conservar as relações entre diversos exércitos ou corpos de exército que operam conjuntamente. 7 Lugar por onde se passa de um ponto para outro. 8 Ret Figura que consiste em o orador tomar o auditório por árbitro da causa que defende, mostrando-se disposto a conformar-se com o que venha a ser decidido. 9 Figura pela qual o advogado, objetivando provar a improcedência de uma imputação, mostra que, de acordo com os argumentos do acusador, diversas pessoas e até ele próprio estariam incursos nela. C. assíncrona, Inform: transmissão de dados entre dispositivos que não é sincronizada com um relógio, mas sim efetuada quando os dados estão prontos. C. de dados seriais, Inform: V transmissão de dados seriais. C. dos santos: participação dos méritos das obras dos justos e santos; comunhão dos santos. Dar comunicação para: dar acesso a; proporcionar uma passagem para."

Bom, se fizermos uma pesquisa rápida no GOOGLE, iremos encontrar diversas definições sobre essa arma, chamada comunicação, o ser humano sempre está em busca de um líder, de um grande comunicador, alguém que de fato as pessoas possam confiar.

As grandes corporações investem pesado nesta área, buscando uma maior interação com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Hoje temos diversas fontes comunicação, a tecnologia a cada dia nos apresenta formas de comunicação, Facebook, Skipe, What's Up e entre outros meios já tão divulgados.

Mas fica uma pergunta, Qual a ferramenta correta?, Como utilizá-la de maneira segura e eficaz? É o que nós tentaremos responder nas próximas páginas.

Vamos lá...

2 Relacionamento Interpessoal no Trabalho

2.1 O Fator Humano nas Organizações

Relacionamento Interpessoal significa relacionamento entre pessoas, englobando todos os tipos de relacionamento entre os seres humanos. Desde o seu nascimento, todo ser humano passa a pertencer a uma família, já se envolve em seus primeiros relacionamentos interpessoais.

Ao chegar a fase adulta, o indivíduo terá estabelecido milhares de vínculos nas suas relações, participando de grupos sociais, relacionamentos afetivos e profissionais. Todos esses relacionamentos apresentam uma característica em comum: a comunicação.

Podemos dizer que o homem não vive sozinho. O desenvolvimento da sociedade da sociedade tornou as pessoas cada dia mais dependentes de seu grupo. Isto também acontece no trabalho.

A dimensão do trabalho na vida do homem é muito extensa. Há autores que afirmam que o homem vive:

No trabalho, pois tudo o que está a sua volta é fruto do trabalho, seu ou de outro indivíduo;

Do trabalho, pois é dele que se conseguem os recursos necessários para a sobrevivência;

Para o trabalho, pois nele pode realizar-se enquanto homem, sentindo-se útil, responsável, produtivo e reconhecido.

3 A Natureza da Comunicação Interpessoal

3.1 Comunicação

É o processo que consiste em transmitir e receber mensagens com finalidade de afetar o comportamento das pessoas.

3.2 Processo de Comunicação

Se as pessoas descobrirem como agem e tentarem descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso os ajudará com mais eficiência no relacionamento interpessoal.

3.3 Entendendo o Processo de Comunicação

Por meio de comunicação expressamos pensamentos, experiências e emoções;

A comunicação é o processo de transmitir e receber mensagens;

Para que a comunicação se realize, são necessários um emissor e um receptor;

A comunicação ocorre de duas maneiras: Verbal e não-verbal.

3.4 A comunicação Verbal

É fundamental nos relacionamentos interpessoais alem de ser a mais utilizada, ocorre por meio de conversas, livros, jornais, radio, TV, cartas, relatórios, entre outros. Exige cuidado e preparo, tanto da parte de quem a origina como a de quem a recebe. É necessário passar idéias com clareza, mas a comunicação nem sempre consegue atingir o objetivo de passar uma mensagem clara.

3.5 A Comunicação Não-Verbal

Nesse de comunicação, o emissor está transmitindo mensagem com expressões faciais ou corporais e ainda por meio de gestos. Sem que se perceba, freqüentemente se está transmitindo mensagens. O comportamento inadequado de um condutor no trânsito gera “mensagens” negativas que permitem aos outros analisar o seu perfil.

Exemplos de comunicação não verbal no trânsito:

3.6 Problemas de Comunicação

As causas principais das falhas de comunicação ou ainda pela própria mensagem.

 Dificuldade de expressão

 Escolha inadequada do receptor

 Escolha inadequada do meio

 Falhas na mensagem

 Diferenças de percepção

3.7 Condições para uma BOA Comunicação

 Falar com clareza e precisão

 Ter objetividade

 Tom de voz moderado

 Saber ouvir

 Respeitar

 Ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com