TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciando o comportamento humano e as relações interpessoais no local de trabalho

Seminário: Gerenciando o comportamento humano e as relações interpessoais no local de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1:

Passo 1

De acordo com Fisher e Fleury (1998) Gestão de pessoas e mudanças organizacionais é o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para melhor orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

A gestão de pessoas se baseia em três aspectos que são fundamentais:

 As pessoas como ser humano – Personalidade, conhecimento habilidades e atitudes que são indispensáveis em uma organização.

 As pessoas com inteligentes ativadores de recursos organizacionais – Comprometimento com a renovação constante em um mundo de mudança e desafios.

 As pessoas como parceiras das organizações – Comprometimento investimento em se qualificar, responsabilidade e dedicação são características de parceiros [...].

Segundo Idalberto Chiavenato (2004) - Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser administrada com objetivo de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

A gestão surgiu após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas. É um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, mantendo estável a estrutura da empresa e os recursos existentes.

A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática e as funções do gestor são a princípio fixar as metas a alcançar através do planejamento, analisar e conhecer os problemas a enfrentar, solucionar os problemas, organizar recursos financeiros, tecnológicos, ser um comunicador, um líder, ao dirigir e motivar as pessoas, tomar decisões precisas e avaliar, controlar o conjunto todo CHIAVENATO (2004).

Porém no entendimento de GIL Antônio Carlos Gestão de Pessoas é a função gerencial é a que visa cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos, tanto organizacionais quanto individuais, essa expressão aparece no final do século XX como outras que também vêm popularizando-se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros e Gestão de Capital humano, a expressão Gestão de Pessoas implica nas percepções das pessoas que trabalham em uma organização como recursos materiais e financeiros. Por isto alguns empresários adeptos a Gestão de Pessoas procuram contratar para trabalhar nas organizações, não como empregados e sim como cooperadores, onde o objetivo não e só visar lucro e sim parceria e preocupação em como lidar com pessoas, o objetivo de cada um dentro de uma organização fazendo a diferença, com a evolução na Gestão de Pessoas que constitui mudança nas organizações.

Para GIL (2011) Gestão de Pessoas é um processo de reinvenção ou de reestruturação da cultura, que cada vez mais, vem influenciando palas mudanças decorrente de um mercado crescente competitivo usando estratégia e aplicando estrutura organizacional. Assim os gestores precisam aprender a lidar melhor com as mudanças que cada vez mais vem surgindo. Tendo como objetivo colocar parte das práticas tradicionais e inovadoras com as novas tecnologias dentro das organizações. Os gestores têm que está preparado para atuar em novo conceito inovador de gestão de pessoas.

As mudanças estão relacionadas com processo de mudanças ou resistentes de modo geral com conceitos velhos ou ultrapassados. Nesse sentido, a questão e verificar os impactos causados por estas mudanças. O objetivo é analisar o comportamento das pessoas diante destas mudanças. É imprescindível nas organizações à aplicação destas mudanças de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo ser alterado por um modelo de estrutura organizacional adotada. A área de gestão de pessoas vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois usando métodos para proporcionar a familiarização com grandes problemas.

Gestão de pessoas constitui em seis processos básicos: Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas.

Passos 2 e 3

“Tempos Modernos” de Charles Chaplin

O filme tempos modernos, o qual Charles Chaplin é o ator principal, retrata a vida de um operário que tem que se adaptar ao árduo trabalho em uma fabrica, o trabalho consiste simplesmente em apertar botões, ou seja, o operário deixou de ter a visão global do que estava produzindo, cabendo - o apenas a executar o que fora concedido e planejado em outro setor, com isso foi ficando cada vez mais estressante por ser simplesmente tratado como uma máquina somente com uma função específica sem nem mesmo ter o direito de pensar. O filme focaliza a vida do homem na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas". No filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferença nas perspectivas de vida de cada grupo mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado e contribui com o conforto e a diversão da burguesia.

No entanto na Moderna Gestão de Pessoas o mais importante é o ativo das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela interdependência das organizações e das pessoas. Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente os objetivos organizacionais e objetivos individuais. A Gestão de Pessoas depende da mentalidade predominante na organização atual entendem seu conceito de parceria incluindo se nele os funcionários, passando a tratá-los como parceiros e não simplesmente como linha de produção a satisfação do colaborador.

Não foram apenas as leis de trabalho que mudaram e sim as relações de trabalho. E também principalmente o modo como às pessoas são tratadas e administradas nas empresas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com