TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração estratégica

Tese: Remuneração estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho da Disciplina: Planejamento de Carreiras e Modelagem de Cargos.

Aluna: Daniela Sampaio Santana Rabêlo

Professora: Rosa Amorim Bomfim

Remuneração Estratégica

Com todas as iniciativas dadas por Carlos Alberto, após optar por uma gestão descentralizada, ele quer criar uma sistema de motivação para seus funcionários. Diante disso se dá a importância das recompensas organizacionais, que é um fator muito importante para manutenção das pessoas dentro de uma empresa.

Segundo Dutra, uma organização possui várias formas de concretizar recompensas, desde o reconhecimento formal por uma contribuição da pessoa por meio de um elogio público ou não, de uma carta pessoal ou de um prêmio com viagens, até um aumento salarial ou uma promoção para posições organizacionais com desafios maiores.

As recompensas não financeiras dizem respeito a oportunidade de desenvolvimento, reconhecimento e auto-estima, qualidade de vida no trabalho, orgulho da empresa e do trabalho, promoções e liberdade e autonomia no trabalho. Afetam, portanto, diretamente o desempenho do funcionário.

Carlos Alberto quer um sistema flexível de renumeração para conseguir o comprometimento dos funcionários com os objetivos da empresa, ele quer explorar todas as possibilidades para motivar seu pessoal. Desta forma seria interessante para ele a renumeração mais flexível, como a não-financeira pois esse sistema iria ajustar a renumeração às diferenças individuais das pessoas, ao seu desemprenho e ao alcance de metas e resultados, funcionaria como motivação intrínseca, ou seja, como fator motivacional, dando ênfase a auto realização pessoal e iria premiar o bom desempenho e incentivar o desempenho excepcional, além de focalizar os resultados e o alcance de objetivos.

Para explorar todas as possibilidades de motivação do seu pessoal, Carlos Alberto poderia adotar um plano de bonificação anual, um abono salarial, ou seja, uma porcentagem encima daquilo que a empresa produzirá anualmente

Para manter os gerentes e funcionários da Rede Bahia motivados e comprometidos com os objetivos de sua empresa, Carlos Alberto poderia criar espécie de campeonato entre as lojas, assim incentivando um tipo de competição entre elas, alavancando o bem estar e a satisfação de seus colaboradores para um melhor crescimento da mesma.

Para funcionar os programas de recompensas e incentivos precisam do comprometimento das pessoas. Para incentivar esse comprometimento, Carlos Alberto teria que optar pelo plano de renumeração por competência. É uma forma de renumeração relacionada com o grau de informação e o nível de capacitação de cada pessoa. O sistema premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não está relacionada com as exigências do cargo, mas com as qualificações de quem desempenha as tarefas. Na renumeração por competência, os funcionários que ocupam o mesmo cargo podem receber salários diferentes conforme a competência de cada um.

Com o crescimento da rede, Carlos Alberto deverá criar uma maneira de incentivar novas habilidades e capacidades de seus funcionários para enfrentar os desafios do futuro. O funcionário deve ter um novo perfil que privilegie competências como atendimento ao cliente, criatividade e inovação na busca de novas soluções e espírito empreendedor. Os funcionários que desenvolvam essas competências seriam premiados por isso.

Pensando na empresa e vinculando aos benefícios dos funcionários, pois com o passar do tempo todos esses benefícios sem critérios, traria prejuízo a empresa, sem falar que os ganhos do pessoal dependessem de uma única variável, o lucro, mas usando como critério outras variáveis, como redução do capital de giro, redução dos estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com