TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Artigo 'transferencia De Conhecimento Em Empresas Multinacionais'

Exames: Resenha Do Artigo 'transferencia De Conhecimento Em Empresas Multinacionais'. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  464 Visualizações

Resenha do artigo: ‘Transferência de conhecimento em empresas multinacionais estudo de caso na indústria de papel’

Quando tratamos de uma empresa que esta presente em vários países logo já imaginamos o tamanho da dificuldade em fazer informações chegarem de um local para o outro. Alguns tipos de informações são mais facilmente transferíveis, pois não se caracterizam com um difícil entendimento, mas se falamos em transferência de conhecimento atingimos totalmente outro patamar, onde se passar adiante pode causar grandes dores de cabeça.

O artigo trata de uma empresa do ramo de papel que possui matriz americana e duas subsidiarias, uma no Brasil e uma na França, e estuda como foi dado o processo de transferência de informações entre ambas.

O estudo aponta que mesmo havendo várias interações entre conhecimento e individuo, a melhor maneira de transferência de conhecimento é encontrada quando o individuo detentor de tal conhecimento mostra-se favorável a passa-lo adiante, para que o conhecimento tácito se converta em conhecimento explicito. Outro fator importante para que isso aconteça é a presença da organização a fim de criar um ambiente que estimule a criação de conhecimento e sua interação, onde todos possam se sentir a vontade em aprender e criar.

O estudo também explica que é certo que sempre se encontraram barreiras a transferência desse conhecimento, que estão ligadas a muitos fatores, mas que podem ser resolvidas com intervenção da organização para que todos consigam atingir o mesmo nível de informação

...