TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Personas Marketing

Por:   •  3/2/2021  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Universidade Federal de Santa Maria[pic 2]

Ciências Sociais da Comunicação

Publicidade e Propaganda

Disciplina de Marketing

10 de janeiro de 2021

Leonardo Telöken

Personas

   Persona é um conceito que tem como intuito estereotipar um pequeno público que irá representar a maioria dele. Quando podemos determinar um perfil para representantes estereotipados do público que atendemos, fica mais fácil compreender suas necessidades. Persona é uma ferramenta que busca traçar um modelo mental do usuário, composto de expectativas, experiências prévias e comportamentos esperados. O desenvolvimento de personas facilita a visualização e percepção de oportunidades, potencialidades e fragilidades que dados estatísticos não conseguem transpassar.

   A persona é uma caracterização fictícia de um usuário criado para representar um grupo de usuários. Por isso, para lembrar de tais necessidades de forma mais “humanizada”, é importante dar-lhe nome, idade, eleger fotos e estórias que a representem.

   Para definir uma persona devemos elaborar algumas características, como Nome, Idade, Preferências, Necessidades e Ocupações. Após esse processo de humanização, devemos idealizar a persona e pensar mais em seu perfil, utilizando diferentes técnicas de pesquisa, como entrevistas, redes sociais, cartões de fidelidade, históricos de compras e etc. Em seguida, deve-se capturar os dados gerados em uma interação entre o produto e o público, para isso algumas ferramentas como Google Analytics, Pesquisas de opinião e Notas fiscais podem ser usadas.

   Ao terminar os passos anteriores, ocorre a análise dos dados que foram coletados, de forma tanto qualitativa quanto quantitativa, para averiguar se as peronas idealizadas foram alcançadas e se os comportamentos previstos foram de acordo. Ajustes nas personas e suas interações vêm em seguida, sendo necessários para atualizar e manter a persona o mais próximo da realidade possível. Agora, após essas análises, é possível antecipar o que os clientes reais irão desejar, podendo entregar o que eles querem até mesmo antes de pedirem.

3 EXEMPLOS DE PERSONAS:

EMPRESA UTILIZADA: DELIVERY MUCH

[pic 3]

   Diego é um jovem de 20 anos, mora na cidade de Santa Cruz do Sul, no interior de RS. Ele cursa administração a distância na UNINTER, porém só está seguindo o sonho dos pais, não o seu próprio, visto que ele sempre coloca a família em primeiro lugar.

   Ele trabalha como garçom em uma pizzaria no centro da cidade, porém sempre almejou ser o Pizzaiolo de seu próprio delivery. Em alguns finais de semana ele chama seus amigos para sua casa, adora fazer uma espécie de rodízio para eles, com diversos sabores de pizza.

   Seus pais acham incrível o seu dom e o seu amor pela culinária, porém acreditam que ele não terá sucesso caso abra o negócio, visto que o delivery não é tão famoso em sua cidade. Eles temem que o garoto não terá condições de lidar com as entregas, as manutenções em app e ainda fazer as pizzas.

   Para a sorte de Diego, o Delivery Much tem como principal objetivo atuar nas cidades do interior do Brasil, transformando a vida de pequenos empreendedores. Segundo pesquisas da empresa, a renda pode aumentar até 500% após o cadastro no app, além de que oferecem toda a manutenção do perfil e a entrega dos produtos, tudo supervisionado pelo franqueador da cidade, cabendo a você apenas a produção de seu produto. Dessa forma, Diego poderia seguir seu sonho e seus poderiam deixa-lo fundar seu negócio, sem receios.

Diego dos Santos

 20 anos   Santa Cruz do Sul/RS

Universitário, cursa Administração a distância.

Quando não está estudando, ele trabalha de garçom na Di Nápoli, uma pizzaria no centro da cidade.

Procura sempre agradar os que ama, acima até mesmo de seus sonhos.

[pic 4]

   Yara Flor é uma mulher forte, que sabe o valor de um trabalho duro, ela mora em Santa Maria/RS e tem 25 anos, é graduada em Direito e divide seu dia entre ser garçonete em um restaurante e fazer estágio em uma empresa de Advocacia.

   Ela passa as manhãs no restaurante, enquanto que no turno da tarde, até o anoitecer, faz o estágio, visando subir no ranking da empresa e virar uma profissional reconhecida. Yara almeja uma carreira e quer virar uma advogada de respeito e com boas indicações.

   Apesar de seus dias corriqueiros, a noite ela sempre acha um tempo para limpar a casa e assistir a algum filme ou série, além de vagar pelas redes sociais, também adora pedir um lanche para acompanhar.

   Ela tem os horários bem apertados, de manhã ela toma café no restaurante, porém nas outras refeições tem um curto período de tempo para folga, além de ter de ficar até tarde, para fechar a empresa.

   O Delivery Much oferece uma enorme facilidade para pedir comida, além da variedade de pedidos que variam desde lanches rápidos e refeições mais completas. Yara pode pedir comida pelo aplicativo em seus intervalos para não ter de gastar seu tempo as fazendo, assim ela consegue fazer outras atividades e focar em sua carreira em tempo integral.

Yara Flor

25 anos             Santa Maria/RS

Graduada em Direito, atualmente faz estágio em uma empresa de advocacia, porém não recebe muito, por isso trabalha de garçonete todas as manhãs em um restaurante.

Yara é uma pessoa ansiosa e sempre está na ativa, quanto mais parada ela fica, mais sua ansiedade ataca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (254.2 Kb)   docx (143.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com