TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Plano De Marketing

Monografias: Resenha Sobre Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  1.749 Visualizações

Página 1 de 9

Plano de Marketing

Plano de Marketing é um documento que descreve detalhadamente ações imprescindíveis para alcançar objetivos de marketing nas suas mais variadas modalidades, identificando tendências e adaptando mudanças no contexto geral.

Um plano de marketing geralmente pode ser feito para um produto, para marcas individuais, para as linhas de produtos e/ou serviços. Um Planejamento de Marketing é visto como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa e obrigatoriamente entendido como complemento ao Plano de negócios e esta ferramenta pode cobrir entre um e cinco anos de uma empresa ou negócio, sendo muito importante a sua atualização.

Objetivamente, ao executar um Planejamento de Marketing, deve-se fazer um plano iniciado por uma Análise de Mercado primeiramente, colhendo informações como a situação da sua empresa, dos seus mercados, dos seus produtos e até mesmo da concorrência em si. Analisando esses dados, possivelmente poderá identificar os pontos fortes de investimentos (oportunidades) e os fracos (ameaças), possíveis ou potenciais, que vão determinar toda a execução das estratégias. Começando pelo planejamento do corpo do Plano através do Sumário Executivo, que é o resumo do seu Plano de Marketing. Portanto, deve ser redigido somente ao final da elaboração de todo o plano. Esta seção deve abordar brevemente as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários. Análise de Ambiente usando conhecimentos adquiridos em pesquisas de campo partindo para a Definição do Público-alvo, que é a identificação do segmento do mercado que mais oferece oportunidades ao seu negócio. Ao defini-lo deve-se ter em mente que o mercado possui diferentes tipos de clientes, cada um com suas necessidades e preferências.

A segmentação do mercado é tida basicamente de quatro formas. Geográfico, onde se refere à abrangência do seu negócio (bairro, cidade, estado, país). Demográfico, refere-se a características da pessoa física, como idade, sexo, renda, nível de escolaridade. Psicográfico destinado ao estilo de vida e atitudes do consumidor. Comportamental, relativo a questões como hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra do produto e lugar onde comprar.

Delimitar um posicionamento de mercado é prever como o cliente verá o seu negócio. Este item é dedicado a parte em que se define a imagem que o consumidor tem do seu negócio. O posicionamento precisa ser claro e distinto, lembrando que a credibilidade do empreendimento é muito valiosa para o seu sucesso. Nessa etapa, é muito importante diferenciar seu negócio das demais empresas, trazendo vantagens competitivas e benefícios a seus clientes. Entretanto, lembre-se de propor somente aquilo que pode cumprir.

Definir a marca é a forma de traduzir a imagem de seu empreendimento ao consumidor. Ela será também a figura pela qual as pessoas irão reconhecer seu negócio. A logomarca é usualmente composta por um símbolo e um nome. Ela é feita com o objetivo de traduzir os princípios da sua empresa, de maneira simples e clara de memorizar. Ao criar uma logo, não é aconselhável o uso de efeitos de sombreamento nem muitos detalhes.

Evite mudar a logo constantemente, pois ela representa a identidade da empresa. Ao criar a marca, deve-se registrá-la no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso evitará que você tenha que mudar o nome de sua marca em virtude de criarem outra com a mesma denominação. É válido também pesquisar se há alguma marca com nome igual antes de definir a sua própria.

Agora Traçando objetivos e metas deve-se definir os resultados que se deseja alcançar. Entretanto, esses resultados devem ser quantitativos ou ainda qualitativos, como por exemplo: quantidade de itens vendidos ou produzidos e satisfação dos clientes. Diferenciando os conceitos, objetivo é algo mais amplo, que descreve aquilo que se quer alcançar. Já a meta, é a quantificação específica daquilo que se busca. Por exemplo: um corredor tem como objetivo ser capaz de competir em provas longas. Já a sua meta seria completar duas maratonas no período de um ano.

As estratégias de marketing são o caminho pelo qual você chegará a suas metas e objetivos. Ainda por meio delas, será possível encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes. É nesta parte do Plano de Marketing que você vai definir quais ações deverão ser realizadas para o sucesso de seu negócio.

A construção do Marketing é relativamente simples, mas deve ser apoiada em um conhecimento profundo do mercado que se está atuando. Não existe nenhum tipo de plano “híbrido” para todo tipo de negócio em todo lugar, existem suas particularidades como, por exemplo, um bairro na periferia de Salvador é totalmente diferente de Maceió e por ai vai. Existem quatro quesitos importantíssimos referentes a um Plano de Marketing conhecidos como “os 4P’s”, (Preço, Praça, Produto e Promoção).

Os 4P’s são assim chamados pois compilam todas as etapas do planejamento de ações de um Produto, desde a definição de seu Preço, a Promoção de suas características e a Praça do seu mercado potencial.

Cada uma destas variáveis está inserida nas atividades relativas ao seu campo de atuação. O Produto possui como principais atividades o seu Serviço, suas Características técnicas, os tipos de Design e Embalagem desenvolvidos, os Diferenciais entre os concorrentes, a construção e manutenção da Marca, a Variedade de linhas, a Qualidade, as Devoluções e a Política de Garantia. No que tange ao Preço, os tipos de Crediário, Financiamento e número de prestações, a Condição de Pagamento, o Prazo médio e os Descontos oferecidos. A Promoção está inserida na divulgação da Propaganda e Publicidade, nas ações de Relações Públicas e estratégias de Trade-Marketing. A Praça, também chamada de Ponto-de-Venda é constituída por seu Canal de Distribuição, Armazenamento e Estoque, Logístico e unidades de Lojas.

Para compreensão geral da combinação destes componentes é necessário conhecer cada um dos P’s separadamente. A começar pelo entendimento do que é o Produto. Produto é um objeto com características específicas e que atendem as necessidades do seu público-alvo, além de também oferecer sensações que satisfaçam o desejo do seu consumidor.

Os conceitos básicos de Produto podem ser destacados pelo tripé: Tangível, Ampliado e Genérico. O produto tangível é o palpável, aquilo que está pronto para ser oferecido ao comprador. Produto Ampliado abrange algo mais do que o físico, estabelece um conjunto de serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com