TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Comunicação Empresarial

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  3.009 Visualizações

Página 1 de 4

  • Resenha Crítica

A comunicação surge desde a origem do ser humano, com a imprescindibilidade de interagir. No presente, é uma importante ferramenta dentro uma organização, pois, para um bom desenvolvimento de uma empresa é necessário que haja comunicação, seja ela escrita, oral, ou não verbal. Um profissional qualificado deve saber relacionar-se com seus colegas de profissão ou de funções semelhantes em uma entidade, para isso é essencial não somente dialogar, mas também observar, ouvir e analisar e assim haver uma troca de conhecimento para haver o progresso.  

O processo de comunicação tem origem com o emissor dando início a conversação, pois transmite a mensagem, passando para o receptor sendo quem recebe a mensagem, que pode ser a expressão, fato ou idéias que o emissor deseja comunicar. O canal é o meio pelo qual a mensagem será conduzida do emissor para o receptor, para ela ser entendida o decodificador (mecanismo responsável pela decifração da mensagem pelo receptor). Nesse processo pode haver o ruído, que pode ser gerado em qualquer um dos elementos do processamento, ou seja, o ruído é tudo o que atrapalha a compreensão entre emissor e receptor. Ademais, a comunicação não é feita somente por palavras, é preciso salientar também gestos, expressões, comportamento, atitudes e etc. Logo, o processo de comunicação está completo com o feedback, que se trata de uma resposta receptor para o emissor, esta que pode ser uma crítica, elogio, sugestão ou explicação. O feedback é essencial para que haja crescimento dentro de uma empresa, pois, é um instrumento imprescindível para desenvolvimento pessoal e de uma equipe, maximizando resultados para a empresa. Em vista disso, para ter-se uma comunicação eficaz é preciso saber selecionar suas idéias, estruturar e planejar de forma clara o que pretende informar para o receptor, visto que comunicar-se bem não é apenas transmitir a mensagem, e sim saber se ela foi compreendida pelo receptor, sem que haja qualquer tipo de má interpretação (ruídos). Consequentemente, é através da comunicação eficaz que a organização obterá sucesso, na qual os líderes saibam dialogar com os membros de sua equipe evitando assim atritos e aumentando as chances de sucesso dos funcionários nos empreendimentos futuros.

Sobretudo, a comunicação organizacional permite a troca informações e dados, entre diferentes setores de hierarquia dentro de uma empresa, o que possibilita o melhor entrosamento no meio de funcionários, havendo assim uma satisfação tanto pessoal, como profissional, o que permite potencializar as metas da empresa. Nesse mesmo sentido, a comunicação interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa. É também, um recurso muito importante que pode garantir o funcionamento produtivo de uma organização, já que é voltada a funcionários e auxiliadores. Sob o mesmo ponto de vista, a comunicação externa está relacionada a clientes, fornecedores, concorrentes, mídia, e à sociedade de forma generalizada. Ou seja, é a maneira de cuidar da imagem que a empresa quer passar para seus clientes e o público externo em geral. A comunicação externa dá basicamente através da propaganda, marketing, acessória de imprensa, e das relações públicas. Estes são os métodos que propiciam que a empresa seja reconhecida e procurada no seu meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (747.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com