TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto " O Planejamento do seu Aprendizado Empresarial", de Louis Jacques Filion

Por:   •  3/7/2015  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 4

UFRRJ – IM NOVA IGUAÇU

ALUNO: MATHEUS GABRIEL FERRO – 201368023-4

ADMINISTRAÇÃO – EMPREENDEDORISMO – 2014.2

PROFESSORA: DENISE

RESENHA DO TEXTO “O PLANEJAMENTO DO SEU APRENDIZADO EMPRESARIAL”, DE LOUIS JACQUES FILION

Introdução

 Em seu texto, Filion propõe um sistema de aprendizado designado a futuros empreendedores. Para o autor, empreendedor é alguém que concebe e realiza visões. Através do enfoque da visão, as relações que se apresenta como suporte para a visão, o autor ensina a forma correta de um planejamento da atividade empresarial e de desenvolvimento de visões.

Objetivo e relevância do texto

 O texto foi escrito através da análise e resultados de pesquisas do próprio autor e de outros autores, com o objetivo de auxiliar no treinamento e desenvolvimento de empreendedores.

Objetivo do Autor

 O objetivo do autor é criar um sistema de aprendizado para novos empreendedores. Porém tal programa de aprendizado só poderá ser considerado através do desenvolvimento de uma visão por parte do empreendedor. O autor busca auxiliar e ajudar os empreendedores na criação e desenvolvimento de uma visão. Além disso, o autor apresenta alguns exercícios que oferecem suportes no desenvolvimento da visão e no planejamento do caminho empreendedor.

Quais os argumentos do autor e como os desenvolveu

 Ao longo do texto a autor utiliza diversos argumentos para tentar passar seus pensamentos e ideias para os empreendedores. Filion busca citar outros autores para explicar a importância do planejamento do aprendizado para um empreendedor, pois é necessário que o mesmo sempre esteja em um processo dinâmico de aprendizado e por tempo indefinido. Filion se baseia em um “metamodelo” que serve como base para a criação de uma visão e é constituído por quatro elementos. Apoia-se na ideia do Waltansschauung, ou apenas W, que consiste na ideia de como o empreendedor enxerga o mundo, em outras palavras a base em que se desenvolve o estabelecimento de uma visão do empreendedor. Outro elemento influenciador é a energia, que significa o tempo usado para atividades profissionais e a intensidade em que são executadas. Além disso, outro elemento é a liderança que impacta a visão, pois é ela que determina até que ponto o empreendedor está disposto a realizar, ou seja, a liderança afeta o desejo de realizar e isso afeta o alcance da visão. E por ultimo temos a relações que são os fatores de maior importância no processo de criação de uma visão.

A partir desse momento o autor se foca no processo de desenvolvimento de uma visão e no treinamento dos empreendedores. Filion apresenta argumentos que vão desde o processo de identificação de uma visão até o desenvolvimento, ilustrando as condições necessárias para o desenvolvimento de uma visão, demonstrando os passos para iniciar o processo de desenvolvimento de uma visão e os passos do processo de desenvolvimento de uma visão. Com isso, o autor disserta sobre a importância dos sistemas de relações para o empreendedor, pois as relações condicionam as visões e as visões condicionam a escolha de novas relações. Juntas, visões e relações condicionam as ações que resultam em novas relações e consequentemente em novas visões.

Para o autor o treinamento do empreendedor ajuda a não só compreender e desenvolver uma visão como também influencia em outros aspectos como a liderança e a escolha de suas relações. Tais argumentos estão diretamente ligados com o primeiro exercício proposto pelo autor, que consiste em um quadro que visa compreender e expor a origem e desenvolvimento de uma visão.

Após esse primeiro exercício o autor argumenta sobres os três níveis de relações: O primário (familiares, ligações próximas de mais de uma atividade), o secundário (conhecidos, ligações próximas de uma atividade, redes de ligações), e o terciário (livros, viagens e etc). Ao tratar sobre o sistema de relações e suas combinações de acordo a visão, Filion apresenta seu segundo exercício, que visa buscar um bom gerenciamento das relações. O segundo exercício consiste em uma avaliação dos sistemas de relações. A finalidade desse exercício é de alertar o empreendedor iniciante dos efeitos do seu sistema de relações sobre o desenvolvimento de sua visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com