TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigo: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Ela está na pauta de incontáveis debates, é assunto de inúmeros veículos de comunicação e tema presente em diversas conferências de renome ao redor do planeta. Devido principalmente às sérias e preocupantes previsões no que se refere à escassez dos bens naturais e aos impactos ambientais, de fato, muito se tem discutido sobre essa que virou uma palavra-chave dos nossos tempos: sustentabilidade.

Engana-se, porém, quem pensa que o conceito consta apenas na agenda de políticos e autoridades em geral: a conduta sustentável, cada vez mais, marca presença no dia a dia de cidadãos e empreendedores que, preocupados com os efeitos de seus processos produtivos, buscam se colocar a par da tendência global por um desenvolvimento que inclua também os aspectos sociais e ambientais.

A grande questão para empresas e indústrias de todos os portes e ramos, frequentemente, é a seguinte: é possível conciliar crescimento econômico e mínimo (ou zero) impacto para o meio ambiente? A resposta é sim, e não faltam exemplos neste sentido. Organizações de relevância mundial, como Nestlé, Unilever e Walmart, já possuem programas de peso com o objetivo de reduzir o consumo de água, a emissão de gases poluentes e o gasto de energia, dentre outras metas, como mostramos neste artigo. Quando o foco é o cenário nacional, também possuímos grandes referências: um case de destaque é a Natura, que tem a sustentabilidade ambiental aliada à produção como carro-chefe.

A definição de sustentabilidade, realmente, deve ser encarada em seu sentido completo, combatendo um desenvolvimento que é cego e que acontece ao mesmo tempo em que ignora seus impactos no planeta. Esta temática é de suma importância para quem quer crescer na proposta mais ampla e significativa da tal palavra-chave da atualidade: crescer, de fato, como empresa que respeita o meio ambiente e o capital humano.

2. Sustentabilidade Social

Quando se fala em sustentabilidade, apesar de ser uma das ideias mais utilizadas e almejadas, ainda contamos com um grande número de pessoas que a desconhecem, ou não a praticam. A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista trouxe degradações não somente ao homem, mas também ao próprio espaço urbano. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso à educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então, um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores. A importância das ações de sustentabilidade social, não devem ser consideradas importantes apenas para os menos favorecidos. Se colocadas efetivamente em prática, possuem a capacidade de impactar e melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade, ressaltando que uma população com um bom nível educacional e cultural respeita mais o meio ambiente, sendo mais cooperativa para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e de amanhã em medidas iguais. Para que de fato ela seja concretizada faz-se necessária uma ampla divulgação, instalada pelas macroestruturas (setores políticos e básicos) quanto por empresas que visem os projetos e a aplicação da mesma. A mobilização social com esse intuito também é um fator que vai determinar a melhora da qualidade de vida.

3. Sustentabilidade Econômica e Ambiental.

Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam desenvolver a economia de um país ou empresa, preservando e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações. Porém não há como mencioná-la sem considerar outro fundamental aspecto que suporta o conceito: sustentabilidade ambiental. É por esse motivo que aliar o crescimento dos negócios a este fator tornou-se um verdadeiro dilema atual. A economia como a conhecemos, em sua origem, partiu das forças de mercado, e não pautada por princípios ecológicos. Entretanto, apenas nos últimos tempos que percebeu-se uma grande contradição: sem a reflexão necessária sobre as consequências para o meio, a produção desenfreada de bens fica dessincronizada com os ecossistemas do planeta, destruindo aquilo do qual tanto dependemos – os recursos naturais que são a matéria-prima produtiva.

Este é um argumento convincente que, por si, já justifica a necessidade das sustentabilidades econômica e ambiental caminharem juntas, mas está longe de ser o único motivo. A preocupação crescente com os efeitos dos processos industriais na natureza, a legislação ambiental, cada vez mais “fecha o cerco” com o intuito de reforçar as exigências e validar as penalidades para que empreendimentos se adequem as normas de preservação estabelecidas. E há um impacto direto na economia dos negócios o fato de estar em dia com as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com