TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Felini

Pesquisas Acadêmicas: Restaurante Felini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

HELENA CLEMENTINA DA COSTA SILVA

RESTAURANTE FELLIINI

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Goianésia-GO

2013

HELENA CLEMENTINA DA COSTA SILVA

RESTAURANTE FELLINI

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Goianésia-GO

2013

INTRODUÇÃO

Levando-se em conta atualmente os novos conceitos de administração e de gestão, pode-se afirmar que o grande diferencial das organizações corresponde ao seu potencial humano. Nesse sentido é fundamental que as organizações busquem manter níveis de satisfação elevados entre as pessoas a fim de obter o efetivo comprometimento destas com os objetivos organizacionais. O gerenciamento de um clima organizacional que atenda às necessidades dos colaboradores de uma organização torna-se mais eficiente direcionando o comportamento motivado para a busca dos objetivos da organização. O clima de uma organização é considerado favorável quando melhora o moral interno satisfazendo as necessidades pessoais dos seus colaboradores e proporcionando um sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho, é este o objetivo deste trabalho, apresentar como é desenvolvido a gestão de pessoas, o comportamento, o clima e a cultura organizacional da empresa Restaurante Fellini.

DESENVOLVIMENTO

Levando a prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas: psicologia organizacional e Gestão de Pessoas, percebe-se que no início da fundação do restaurante Fellini o gestor proprietário Sr Nelson, não desenvolveu bem a área de marketing, o que o levou a realizar pesquisas de mercado e visitar outros restaurantes, mudando então o sistema de venda, contratando novos profissionais e traçando estratégias para melhorar o negócio, fazendo desta forma a organização da casa.

Na gestão de seu negócio o proprietário parece ter encontrado a fórmula de como manter seus funcionários estimulados, motivados e seguros. Implementando algumas ações ele se cerca da satisfação de seus funcionários, o que gera maior produtividade, um ótimo clima organizacional que contribui diretamente no ambiente onde as pessoas se sentem bem.

Por se tratar de uma empresa familiar, as atividades de RH são voltadas para que os funcionários sejam felizes e motivados em suas atividades, o que proporciona um ótimo atendimento e satisfação aos clientes.

Liderado pelo proprietário Sr. Nelson, que se apresenta ser um líder incentivador, orientador e direcionador, ele investe continuamente em benefícios que visam trazer aos seus colaboradores estabilidade e satisfação pessoal, além de ter todo o cuidado com o recrutamento e seleção de novos colaboradores, o que contribui muito para a gestão eficaz da empresa.

Buscando melhor qualidade de vida no trabalho a empresa atenta para satisfazer seus colaboradores, baseando-se em uma gestão participativa, onde todas as normas e objetivos são enunciados de maneira clara e todos podem participar de maneira efetiva na gestão do negócio. O setor de RH utiliza-se de processos de previsão, aplicação, manutenção e desenvolvimento, fazendo primeiramente comunicação verbal com todos os colaboradores, verificando se alguém possui algum parente ou alguma pessoa para indicar. Após a seleção o novo colaborador passa por um programa de integração, recebendo um padrinho para ajudá-lo e para certas áreas passa por treinamentos semanais.

Permanecendo e se sobressaindo o colaborador recebe benefícios e prêmios conforme seu desempenho.

Entendo ser de suma importância estes processos desenvolvidos pelo setor de RH, para o sucesso do empreendimento, e acredito que o setor deve monitorar as ações de cada colaborador.

Sabendo que toda empresa familiar precisa prever quais de seus herdeiros possuem condições de assumir a gestão da empresa sugiro que seja desenvolvido um plano de sucessão, de modo que quando o Sr. Nelson não estiver mais a frente da gestão, já esteja definido quem passará a ser o gestor responsável para que haja continuidade com sucesso, entendo que poderá também ser desenvolvido um manual de procedimentos e um planejamento estratégico, analisando a situação atual do ambiente, verificando os pontos que podem ser melhorados, estabelecendo políticas e condutas e traçando metas e objetivos, afim de que todos possam fazer melhor a cada dia, e desta forma contribuir para que seja uma equipe onde todos sejam comprometidos e que tenham competência para enfrentar possíveis crises, e ter um responsável que possa gerir as atividades a qualquer momento, caso seja necessário.

Abaixo alguns pontos que traduzem a cultura e o clima organizacional do Restaurante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com