TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Felini

Casos: Restaurante Felini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Será abordado a estrutura gerencial do restaurante Fellini, onde foi apresentado um case para o estudo e aplicação do conteúdo estudado em sala de aula.

2 QUESTÕES PROPOSTAS

2.1 – Psicologia organizacional e Gestão de pessoas

Verificar se os proprietários e/ou gestores da organização passaram por momentos de estresse; quais foram os fatores estressores em meio aos desafios enfrentados, e quais as formas utilizadas para lidar com estas situações? Identificar as ações de Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvidas pela organização e analisar se estas ações contribuem para o sucesso do empreendimento. Analisar como a liderança foi exercida, quais os estilos de liderança que pode ser evidenciado e como ele ajudou ou dificultou o trabalho. Qual dos processos de RH (provisão / aplicação /manutenção / desenvolvimento / monitoração) é mais evidenciado nesse caso, qual a importância dele para o sucesso do empreendimento, e quais as ações poderiam ser adotadas no futuro para superar as dificuldades enfrentadas?

A Psicologia organizacional e gestão de pessoas estuda a personalidade, características individuais, comportamento humano, relações produtivas e integração social.

O estresse diz a respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais o indivíduo se depara. Manifesta-se em 3 fases: A reação de alarme diante de um agente agressor, a resistência e a exaustão.

"No começo me dei mal", confessa. “Não redecorei a casa nem soube lançar o restaurante junto à mídia. Fazia uma boa comida, mas não tinha sucesso."

Foi aí que Nelson deu a virada na vida. Caí em mim. “Vi que precisava ter humildade e aprender”, lembra. Começou a visitar outros restaurantes, a observar os pontos fortes e fracos. Só então deu partida em seu projeto. Arrumou a casa, reformulou o cardápio, com cerca de 80 opções a quilo; contratou bons chefs e até um sushiman, que prepara na hora especialidades da cozinha japonesa. Injetou novo sangue ao serviço com uma gestão inovadora.

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

A empresa, preocupada com a saúde de sua equipe, oferece uma alimentação saudável e balanceada. Os funcionários usufruem do mesmo cardápio oferecido aos clientes e contam com o apoio de nossa nutricionista para orientá-los em suas refeições. Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. O próprio plano de saúde oferecido tem aspecto preventivo, pois permite ao médico solicitar exames periódicos para monitorar e prevenir doenças comuns e de fácil controle. “Incentivamos a prática de esportes patrocinando o time de futebol de nosso restaurante que é formado principalmente pela equipe do salão e da cozinha. O time participa de vários campeonatos envolvendo outros restaurantes”, diz Nelson.

Para promover o bem-estar físico e emocional da equipe, é disponibilizada uma verba para incentivo cultural (Teatro, Cinema, Museus, Esportes, Passeios Turísticos), observando que a programação é feita pela própria equipe. São também oferecidas premiações por desempenho, por elogio, para aniversariantes, custeio de viagens, gratificações em ocasiões especiais, tais como: casamentos (vale-casamento) e nascimento de filhos (vale-fraldas), além de um programa de inclusão digital (computadores aos que ainda não possuem). Já foram oferecidos cursos de culinária saudável para quem queria aprender a fazer um prato balanceado, através da escolha por quantidade e alimentos certos, de acordo com as necessidades de cada um. A perda natural do peso e o ganho da consciência nutricional foram alguns dos objetivos do curso, que tinham aulas teóricas e práticas.

A liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos seus seguidores – seja por capacidade de persuasão, argumentação e/ou carisma. Mesmo não estando presente, ele é percebido como se estivesse, e sempre lembrado pela inovação e liderança. Tendo sua maior função de gerar novas ideias e colocá-las em prática. Ele deve liderar talvez ainda inspirar, ele não pode deixar que as coisas se tornem rotineiras, e para ele, a prática de hoje jamais será suficientemente boa para amanhã.

Democrático, é o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para o progresso e sucesso de uma organização. Tal como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com