TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Comunicação Empresarial - Magazine Luiza

Por:   •  15/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Empresarial – Resumo

Estabelecer uma boa comunicação nem sempre é uma tarefa fácil. Existem diversas barreiras para uma empresa, de ordem física e pessoal, que podem prejudicar o funcionamento de processos dentro da organização.

A  comunicação  existe  desde  os  tempos  antigos  e  hoje  é  de  fundamental  importância para  as  corporações.  É   por  meio  da  comunicação  (Web sites, aplicativos, telefone,  e -mail,  etc.)  que  as empresas  se  comunicam  com  os  seus  colaboradores,  fornecedores  e  clientes.  O Magazine Luiza tem como filosofia estar onde o cliente está, dessa forma, a mesma além de lojas físicas, em diversos modelos como “lojas de rua” e até mesmo dentro de “shoppings”, possui também diversos canais de venda e relacionamento.  Os clientes estão em múltiplos canais, nas redes sociais, lojas online, marketplace e loja física. O Magazine Luiza possui uma imensa rede de lojas presenciais, mas, mesmo assim, desde 2012 investe em uma estratégia de integração dos canais. Na multicanalidade, as lojas físicas apoiam o digital e o crescimento no digital reflete nos resultados da loja física.

Mas afinal, o que é multicanalidade?

O conceito de multicanalidade é a capacidade de oferecer a mesma experiência independente do canal de contato que o cliente tem com a empresa. É muito mais abrangente do que oferecer os produtos em diferentes canais de venda, e sim preservar a mesma experiência desde a atração desses clientes, passando pela venda e mantendo o mesmo padrão e qualidade no pós venda em todos eles, tanto no mundo online como no offline.  Dessa forma, o cliente tem segurança na compra, podendo comprar site e retirar na loja física, comprar no app e a loja mais próxima realizar a entrega, comprar no site e devolver na loja, ou então comprar na loja física e resolver um eventual problema de pós venda pelo app e todas as outras combinações possíveis que o modelo pode proporcionar.

A empresa tem como principal pilar a transparência e é a comunicação que da essa sustentação. O Magazine Luiza tem como regra comunicar seus colaboradores com antecedência os passos importantes da empresa. Dessa forma, faz o uso de seus veículos de comunicação interna, Rádio Luiza, Tv Luiza, Portal Luiza e o Wokplace no Facebook.

Rádio Luiza: A Rádio está em todas as lojas, centros de distribuição e nos escritórios, a mesma não atinge somente os funcionários internos, pois como é transmitida na loja física os externos também acabam escutando, ou seja, os clientes. Dessa forma, precisa-se ter o dobro de cuidado na transmissão do conteúdo, pois ambos (funcionário e cliente) estão ouvindo a rádio.  

Tv Luiza: É uma televisão por satélite que é transmitido um programa semanal ao vivo para todos os colaboradores, servindo para alinhar estratégias, passar conhecimento, motivacional e etc.

Portal Luiza: A intranet do Magazine Luiza, site serve para transmitir informações, noticias e procedimentos que auxiliam o colaborador no desempenho de suas funções, porém segundo Tiago Augusto (Gerente de comunicação interna do Magazine Luiza) o site ficou defasado e foi criado o Workplace.

Workplace no Facebook: Foi criado para ser mais moderno, com cara de rede social, para que os colaboradores pudessem interagir melhor. Sendo assim, “substituiu” o Portal e ficou dentre as principais redes de comunicação interna na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com