TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitulo dinâmica competitiva - kotler

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 12

COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP

MBA em Marketing

Dinâmica Competitiva

São Paulo, 2015

COGEAE - Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP

MBA em Marketing

Dinâmica Competitiva

Resumo do capitulo sobre dinâmica competitiva a fim de nos fazer entender as necessidades de mercado na área.

6a

São Paulo, 2015

DINÂMICA COMPETITIVA

Ser líder de mercado ao longo prazo é a meta a ser conquistada, mas nem sempre o mercado e suas mudanças permitem que alcancemos esse objetivo. Por isso a estratégia de marketing estão sempre sendo alteradas para atender diversas posições dentro do mercado.

Este capitulo analisa o papel da concorrência e a melhor forma de gerenciar as marcas levando em conta as constantes mudanças dos fatores internos e externos.

ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA LÍDERES DE MERCADO

O mercado é dividido por diversos níveis de concorrente aqueles que detém maior parte do mercado são os lideres, depois temos os desafiadores que buscam tomar a liderança, em seguida o mercado é ocupado pelos seguidores, empresas que estão satisfeitas com sua posição e vendas e não querem entrar numa briga pelo mercado e por último temos empresas que se dedicam a atender um nicho de mercado bem especifico.

Mesmo sendo líder de mercado o profissional de marketing, deve sempre acompanhar os concorrentes a fim de se antecipar a novas estratégias que ameacem sua liderança.

QUANDO SEU CONCORRENTE OFERECE MAIS POR MENOS

Uma das estratégias que mais ganha espaço na mente do consumidor e a que associa a combinação de baixos e alta qualidade. Que ameaça empresas tradicionais que tem sua marca bem alicerçadas e que necessitam se atualizar com um controle de custo cada vez mais rigoroso e diferenciação do produto. Temos que lembrar que a luta está mais voltada pela percepção do consumidor do que do preço propriamente dito.

Diferenciação

O profissional de marketing deve proteger o ponto de diferenciação de seus negócios é o que faz sua estratégia ser única e ganhar espaço na mente e no mercado de consumo.

Execução

É um grande erro entrar em disputa com o líder de mercado e querer ganhar dele no seu ponto de diferenciação, ou seja, na sua área de especialidade, o líder de mercado já é o especialista no assunto e tem os recursos e espaço para manobra e desbancar o desafiante.

Para se manter no topo existem três caminhos que a empresa pode seguir o primeiro e a expansão da demanda do mercado total, segunda e criando ações para se defender e atacar a concorrência e o terceiro e aumentar a participação em um mercado que permanece constante.

EXPANSÃO DA DEMANDA DO MERCADO TOTAL.

Geralmente a empresa líder lucra mais quando consegue convencer mais consumidores a utilizar seu produto em outras ocasiões ou a consumir mais em eventos já conhecidos.

Novos usuários, toda categoria de produto tem a capacidade de atrair novos consumidores, pode ser aquele consumidor que nunca experimentou o produto, o que até aquele momento já usou, mas não está disposto a pagar pois rejeita o preço ou ausência de algum atributo e até aquele que não tem acesso pelo local onde mora.

Maior utilização, o profissional de marketing deve conseguir criar meios para que seja ampliada a quantidade e a frequência do consumo de seus produtos, sabe se que a mudança para embalagens maiores pode modificar o habito do consumidor.

Novas oportunidade de uso da marca. Um programa de marketing pode ensinar o consumidor novas maneiras de consumir o produto ou o tempo correto de substituí-lo por um novo.

Nova maneira de usar a marca. Outra maneira de aumentar o consumo e encontrar maneiras totalmente diferentes de usar o produto, muitas vezes os próprios consumidores descobrem novas maneiras de utiliza-los cabe ao profissional de marketing de ouvir o consumidor.

DEFESA DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO.

Ao tentar expandir as dimensões de seu mercado total, a empresa líder deve estar atenta para defender seus negócios já existentes. O caminho mais eficaz para defender seu território é inovação continua, seja, desenvolvendo novos produtos, sendo eficaz na distribuição, seja na redução de custo.

Quando o assunto é atender as necessidades do consumidor, se destaca três tipos de profissionais de marketing:

O reativo que descobre uma necessidade declarada e a supre.

O proativo que tenta prever as necessidades futuras que o consumidor possa ter futuramente.

O criativo descobre e produz soluções não solicitadas pelos clientes, mas que são recebidas com muito entusiasmo. Os profissionais criativos trabalham empresas proativas que impulsionam o mercado. Muitas empresas ainda pressupõem que basta se adaptar as necessidades dos clientes.

As empresas de sucesso tomam a iniciativa de moldar o mercado de acordo com seus próprios interesses, seja de maneira a realizar uma antecipação reativa ao sinal de alerta tomar uma atitude ou uma antecipação criativa quando busca soluções inovadoras.

As empresas precisam praticar “o gerenciamento de incertezas ” aquelas que são proativas:

Estão prontas para assumir riscos e cometer erros.

Tem uma visão de futuro e de como investir nele.

• Tem a capacidade de inovar

• São flexíveis e nada burocráticas.

• Tem muitos gerentes que pensam de forma proativa.

MARKETING DEFENSIVO. Mesmo que o líder de mercado não queira se aventurar em um ataque aos concorrentes é preciso estar atento e ser ágil para se defender de possíveis ameaças. A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com