TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURGIMENTO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Casos: SURGIMENTO DA GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Surgimento da gestão da qualidade

A gestão da qualidade surgiu a muito tempo atrás através dos artesãos, a partir da compra de matéria prima, até o seu pós venda, eles acompanhavam todas as etapas dos processos de criação de seus produtos, o próprio artesão era responsável pela gestão de qualidade, ele não provia de uma inspeção intermediaria, só podendo verificar a qualidade do produto quando este já estava produzido.

Hoje em dia esse processo é bem desenvolvido possuindo varias ferramentas, sistemas, metodologias para um bom gerenciamento dos processos, para que o seus processos tenham qualidade esperada. Diferente do que ocorria com o artesão que só verificava o a qualidade do produto quando o mesmo já estava acabado, hoje podemos acompanhar a qualidade no decorrer da linha de produção fazendo inspeções.

As empresas atualmente perceberam que ao aderirem a gestão de qualidade faz com que elas estejam no mercado com mais forças competitiva com um aumento de produtividade assegurando qualidade em seus produtos e assim conquistando uma imagem de uma empresa que se preocupa em reduzir a fabricação de produtos com defeitos.

Com isso a Isso 901 passou a ser uma necessidade para as organizações, que é um conjuntos de programas e ferramentas da qualidade que auxiliam no gerenciamento desde tomada de decisões ate soluções para problemas que surgirem.

Para colocar em pratica a gestão de qualidade a empresa deve colocar mudanças em sua cultura organizacional, deve estimular em seus colaboradores cooperação para assim se tornarem uma equipe, falando a mesma língua ou seja tendo o mesmo objetivo, devem ter como prioridade foco no cliente, melhoria continua, trabalho em equipe visando a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Alguns dos programas e ferramentas mais utilizados são o 5s, Ciclo do PDCA, Gestão da Qualidade Total, Kanban, Programa de Sugestão, 5W1H ou 5W2H, Analise do Modo e do Efeito das Falhas (FMEA), Benchmarking, Brainstorming e Check list entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com