TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Schiphol - O Principal Aeroporto Da Holanda

Ensaios: Schiphol - O Principal Aeroporto Da Holanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

1. Informações técnicas sobre a Holanda:

Capital: Amsterdã

Nome Oficial: Reino dos Países Baixos

Nacionalidade: Neerlandesa ou Holandesa

Primeiro-ministro: Mark Rutte

Cidades principais: Amsterdã, Roterdã, Haia, Utrecht, Eindhoven

Idioma: Neerlandês Oficial

ECONOMIA

Produtos Agrícolas: Beterraba, batata, cereais, legumes, frutas.

Pecuária: Bovinos, suínos, aves

Mineração: Gás natural e petróleo.

Indústria Alimentos, química, petroquímica, máquinas.

Renda per capita (PIB per capita) US$ 42.300

PIB: US$ 709,5 bilhões

Exportação: Maquinas e equipamentos, produtos químicos, combustíveis, produtos alimentícios.

Importação: Maquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, combustíveis, produtos alimentícios, vestuário.

2. Aeroporto Internacional de Amsterdã Schiphol (AMS)

O aeroporto internacional de Schiphol é o principal aeroporto da Holanda, localiza-se ao sudoeste de Amsterdã e serve não só Amsterdã, mas toda a Holanda. Cerca de 50 milhões de passageiros fizeram uso do aeroporto de Amsterdã em 2011, operando não só na Europa mas também com os principais destinos do mundo. Em 2005 foi o 9º aeroporto mais movimentado do mundo e o 4º da Europa em termos de passageiros, recebendo 44,163,098 milhões de passageiros. Devido ao imenso tráfego, algumas companhias aéreas de baixo custo decidiram mudar de aeroporto e em vez de ficarem em Schiphol, foram para Roterdã. Em 2005 eram operados voos para 568 cidades em 145 países em todo o mundo. Em 2007, o Aeroporto de Amsterdã Schiphol foi eleito o melhor aeroporto na Europa pela revista britânica Business Traveller.

Número de Passageiros

51 milhões.

Volume de voos 423,4 mil voos para 317 destinos diferentes.

Cargas 1,5 milhão de toneladas transportados por ano.

Bagagens Transportando anualmente mais de 50 milhões de bagagens

Movimento de Aeronaves 454.361

O aeroporto internacional de Amsterdam, foi várias vezes escolhido como o número um do mundo por fatores como o avançado sistema de estacionamento e as facilidades internas para os passageiros. Juntamente com Londres, Frankfurt e Paris, o aeroporto faz parte dos quatro maiores aeródromos da Europa: mais de 40 milhões de passageiros e mais de um milhão de toneladas de carga passam, a cada ano, por este aeroporto. Para os próximos anos espera-se um crescimento ainda maior. Um pequeno número de aeroportos locais, espalhados pelo país, oferecem serviços complementares. A principal empresa holandesa de transportes aéreos, a KLM, já havia estabelecido acordos operacionais com outras empresas, como as americanas Northwest e Continental, e, no início de 2004, procedeu a uma fusão com a Air France.

2. Aeroporto-cidade ou Aerotrópole

Conceito: “A combinação de um grande aeroporto, de uma cidade planejada, de conveniência de transporte e de um centro de negociações”

Em 1988 foi elaborado um plano de 15 anos, que consistia em diversas ações a fim de desenvolver o aeroporto de Schiphol como um hub e mainport. Nas diretrizes estavam inclusas mais uma ampliação do terminal de passageiros, ampliação do terminal de cargas, construção de uma nova torre, modernização do processamento de cargas, construção de uma nova pista, e a criação do Schiphol Plaza - um ponto de conexão multimodal onde funcionariam diversas utilidades comercias.

O aeroporto de Schiphol em 1967

O Schiphol Group, se declara como exploradores de aeroportos a partir do conceito de aeroportos-cidades. Seu objetivo é ser líder no mercado de empresas de administração aeroportuária e como aeroporto-cidade. A empresa está dividida em quatro departamentos, chamados de área de negócios (business áreas) cada um responsável por desenvolver um aspecto especifico do conceito de aeroporto-cidade. Esses departamentos são: Aviação – que se ocupa com os processos especificamente aeronáutico; Consumidores – que se ocupa com oferecer produtos e serviços aos passageiros; Imobiliário - que se preocupa com imóveis comerciais; e Alianças e Participações - que se ocupa com a administração de outros aeroportos nacionais e participação na administração de aeroportos internacionais.

Atualmente o aeroporto de Schiphol é acessível por ônibus, automóveis e trens. A estação, no subsolo do terminal, leva não só ao centro de Amsterdã, distante, mas também a diversas cidades, até mesmo no exterior. O terminal é um dos exemplos mais famosos de aeroporto-cidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com