TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Tematico Em Administração

Artigo: Seminario Tematico Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TAREFA 2

DATA: 24 / 06 / 2013

NOME DO ALUNO: Ana Julia Theodoro Santo

POLO: Votorantim

DISCIPLINA: Introdução a Economia TUTOR: Cesar Augusto Neves

Questões

1) Dentro do pensamento clássico, aparece a figura da mão-invisível de Adam Smith. O que se entende por essa mão-invisível, e qual o papel do governo em um mercado que queira valer essa mão-invisível?

R: “Mão invisível” foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como uma economia de mercado, sem a intervenção do Estado, através de livre iniciativa e livre concorrência, estaria em harmonia a partir das ações individuais e/ou egoístas das pessoas; como se houvesse uma "mão invisível" que, naturalmente, os orientasse, ou seja, todos sempre seriam beneficiados pela ação individual de cada pessoa.

Ex. O Padeiro levanta todos os dias às 04h00min da manhã para fazer pão e obter lucro com a venda destes. Esta ação do padeiro não acontece porque ele é “bonzinho” conosco; ele assim faz porque é bom para ele. A partir daí somos beneficiados porque comemos pão quentinho (sintam o cheirinho...) todas as manhãs. O mesmo raciocínio vale para os médicos, açougueiros, professores e etc. As próprias forças do mercado (oferta e demanda) se organizariam por si só, favorecendo a todos através dos interesses individuais das pessoas. Assim, para valer a “mão invisível”, o Estado não deveria intervir na economia e seriam 3 as funções dele: Proteger a sociedade da violência e da invasão de outras sociedades independentes; Proteger todo membro da sociedade da injustiça e opressão, o u oferecer perfeita administração da justiça, e; fazer e conservar obras públicas, criar e manter instituições públicas, de modo que o interesse individual não fosse aguçado.

2) A escola Keynesiana é pró ou contra a lógica da mão-invisível de Adam Smith? Qual o papel do Estado na Escola Keynesiana?

R:Para os keynesianos, não existe equilíbrio automático (leis naturais) na economia capitalista, de forma que se torna imprescindível a intervenção do Estado, que é responsável por ativar o investimento e assegurar alocação de recursos, fazendo assim com que haja equilíbrio na economia.

3) De acordo com o texto trabalhado, quais os dogmas da economia que são destruídos pelos Keynesianos?

R: A mão invisível, provando que ela não produz harmonia no mercado (a não ser em mercados muito simples); E que é a intervenção do Estado na Economia, que pode gerar demanda mediante investimentos e garantir níveis elevados de emprego;

4) Você acredita que a oferta cria a demanda ou a demanda cria a oferta? Justifique. R: Acredito que a demanda cria a oferta pois pela grande procura de um determinado produto é que vai se determinar sua oferta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com