TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Tematico

Dissertações: Seminario Tematico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

1. A LRF pressupõe a utilização de uma previsibilidade de médio e de curto prazo, por meio de três peças que se fundem no processo orçamentário. Quais são essas peças e a sequência de execução? Qual é a cronologia de elaboração da primeira delas?

A LRF ( lei de responsabilidade fiscal) utiliza o fortalecimento das instituições e os procedimentos orçamentários,a padronização de metodologias de cálculos das receitas e despesas, e a criação dos anexos de metas e de riscos fiscais, além de relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal. Conseguindo implementar os princípios do planejamento, transparência, controle e responsabilidade.

2. O ciclo orçamentário é a série de passos ou processos, articulados entre si, que se repetem em períodos prefixados, por meio dos quais orçamentos sucessivos são preparados, votados, executados, avaliados, controlados e julgadas as contas pela Corte de Contas, num processo de contínua realimentação. De um modo geral, o Ciclo Orçamentário abrange quatro grandes fases, dentre elas, a 2ª fase: Autorização Legislativa. É Correto afirmar que esta é apenas uma fase formal do processo, pois o Legislativo não tem autorização legal para qualquer tipo de mudança na proposta da LOA? Justifique sua resposta.

Antigamente sim o legislativo não tinha muito poder de modificar, mas após a Carta Magna o poder legislativo teve suas funções ampliadas podendo apresentar emendas: supressivas, substitutivas, aditivas ou modificativas ao LOA ( Lei do Orçamento Anual), mas tendo que ser compatíveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

3.(02 pontos) Existe alguma inter-relação entre as Políticas Orçamentárias e as determinações da Responsabilidade Fiscal que devem ser aplicadas na Administração Pública dos municípios? Justifique com as suas palavras.

Sim possui,pois o cidadão possui o direito a transparência e compromisso e as políticas orçamentárias determina a participação popular e a divulgação de como estão a s contas publicas, metas e riscos, informações estas que são da Responsabilidade Fiscal.

4.(01 ponto) Explique com suas palavras o que significa Governança Pública. Qual é a imagem de Estado contida nesse conceito e quais são seus objetivos implícitos?

E uma nova forma de governar com a imagem de transparência, união, eficácia e compromisso com população para solucionar melhor os problemas da sociedade pensando num futuro sustentável.

5.(02 pontos) O que são políticas públicas? Qual é a relação entre as políticas públicas e a sociedade? Qual é o papel da Administração Pública nesse contexto?

São ações do governo que agem de acordo com o interesse publico, elas interferem na economia e na sociedade , pois determinam o que acontecera com o povo, a vida da população depende das decisões que serão tomadas por quem os governa. A administração deve ficar atenta para verificar se as decisões estão sendo tomadas com base as pressões da sociedade( poder aquisitivo) ou as necessidades reais da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com