TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supply Chain

Monografias: Supply Chain. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Supply Chain Management

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na própria empresa e nos clientes. A gestão adequada permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa.

Elementos básicos de uma Cadeia de Suprimentos

As operações envolvendo matérias primas, produtos intermediários e finais que devem chegar aos clientes muitas vezes envolvem operações complexas e Trabalhosas. Muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte, não conseguem gerenciar suas operações em vista do desconhecimento de questões básicas envolvidas neste sistema. É indispensável os pontos como descrição da cadeia, implementação, planejamento e pré-requisitos para um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como os fatores que vão influenciar no sucesso da cadeia de suprimentos.

Elementos básicos e estruturação

A estruturar uma cadeia de suprimentos a empresa deve entender os tipos de demanda, nível do serviço requerido pelo consumidor, a distancia que está o cliente, custos e alguns outros pontos que venham a ser relevantes para sua cadeia. Os seis elementos básicos para uma cadeia de suprimentos são:

Produção

Na estratégia de decisão relacionada à produção o foco deve ser no que o cliente esta procurando e na demanda do requerida pelo mercado. Podemos dizer que o primeiro estágio seria levar em consideração o que e quantos produtos devemos fabricar, e se necessário, quais partes ou componentes devemos produzir ou terceirizar. Devemos ter em mente que a demanda e a satisfação do cliente são os principais elementos do processo, assim focamos em capacidade de produção e qualidade.

Fornecedor

No passo seguinte, a organização deve determinar onde e como serão produzidos os bens, determinando a fábrica ou as fábricas que são capazes de produzir de forma econômica e eficiente. Devemos ter em mente que terceirização pode ser uma saída quando a empresa não possui a expertise na fabricação de determinados componentes. As estratégias de decisão devem determinar as principais habilidades de uma empresa, e também, como escolher os parceiros certos, quando necessário.

Estoque

A empresa deve conseguir um equilíbrio entre trabalhar com um grande estoque, que tem um alto custo para a organização, ou nenhum estoque, o que pode comprometer a capacidade de atender a demanda do mercado. Esse é um importante ponto no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Localização

As decisões estratégicas devem considerar onde a planta de produção, os centros de distribuição e os estoques estarão localizados. Também se deve considerar os incentivos fiscais oferecidos em determinadas localidades.

Transporte

É importante ter em mente que aproximadamente 30% do custo de um produto é compreendido pelo transporte, então usar o modo de transporte correto é crucial.

Informação

A empresa deve utilizar as informações adquiridas internamente e de seus clientes finais para melhorar o seu processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Vale lembrar ainda da importância da distinção entre dados e informações. Diz que os dados são os constituintes elementares, e seu processo de entrada deve ser confiável e, a informação útil vem da estruturação e o processamento desses dados.

Planejamento na cadeia de suprimentos

Dizem que para uma empresa ter sucesso não deve somente se concentrar em entregar produtos a um preço justo, em um prazo aceitável, com uma qualidade dentro dos padrões e com um ótimo serviço ao consumidor, mas principalmente deve minimizar seus custos. Devemos considerar que velocidade na entrega é um fato crucial para obter sucesso no mercado e outro fato importante é que a empresa precisa formar características próprias para se diferenciar dos seus concorrentes.

Preço

Para se manter competitivo, as companhias precisam sempre continuar aprimorando suas eficiências por intermédio de menos gastos com estoques, e ao mesmo tempo utilizando se da melhor maneira possível seus ativos.

Prazo de entrega

Os prazos de entrega proporcionados ao cliente afetam diretamente os prazos de entregas subseqüentes, e também a velocidade e a flexibilidade de toda a cadeia de suprimentos. Diminuindo o prazo de entrega as empresas ganham muito em competitividade.

Confiabilidade

Quando uma empresa estabelece uma data de entrega para o cliente, essa companhia deve assegurar que ela será capaz de entregar o produto na data estipulada.

Responsabilidade

A habilidade de disponibilizar informações, tais como, potencialidades, configurações dos produtos, e status da produção para seus clientes e fornecedores, é crucial para diferenciar a companhia.

Transparência

Prover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com