TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Trabalho Escolar: TCC AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  5.621 Palavras (23 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 23

Resumo

O presente artigo explora assuntos relacionados à Avaliação de Desempenho, suas práticas e sua influência sobre os colaboradores. Algumas inovações são apresentadas por estudiosos sobre a evolução da Avaliação de Desempenho. Compreendido e visualizado como uma ferramenta capaz de aperfeiçoamento, a Avaliação de Desempenho é vista como uma fonte de motivação com breve retorno dos resultados. Este trabalho busca demonstrar através de pesquisas bibliográficas, revistas acadêmicas a importância de Avaliar o colaborador, para que a organização obtenha vantagem junto ao mercado e ao mesmo tempo venha deter e capacitar cada vez mais esses talentos. Através da Avaliação de Desempenho podemos mensurar cada vez mais a evolução do colaborador.

PALAVRAS CHAVE: Avaliação de Desempenho, Motivação, Talentos, Resultados

Introdução

Para uma organização alcançar o sucesso e sua consolidação junto ao mercado, deve antes preocupar-se em treinar e avaliar de forma clara e objetiva os seus colaboradores.

Devido às inúmeras mudanças do mercado empresarial atual e a constante busca pela excelência e qualidade profissional, nota-se que cada dia é mais freqüente o uso de métodos de avaliação dentro das organizações.

O foco principal da Avaliação de Desempenho é mensurar as qualidades do colaborador e as habilidades desenvolvidas dentro das empresas, em um determinado período. Tais avaliações são realizadas de forma mais completa e organizada, elevando os aspectos positivos e corrigindo os negativos.

E para que a organização seja competitiva junto ao seu mercado, é necessário a plena identificação dos pontos que devem ser aperfeiçoados e trabalhados na Avaliação e a eliminação dos pontos negativos.

A Avaliação de Desempenho está presente nas organizações que buscam consolidar-se no mercado.

A avaliação também atua de maneira preventiva para que, depois de identificado o problema, o colaborador não perca o foco junto ao alcance das suas metas e objetivos da organização.

A Avaliação de Desempenho integrada de forma eficiente passa a ser uma arma estratégica de sobrevivência em um mercado tão complexo e competitivo, que a cada minuto se altera muito rapidamente.

Os conceitos abordará a visão de diversos estudiosos sobre o atual tema das organizações avaliação de desempenho.

Já o objetivo será mostrado a importância de avaliar o colaborador, os métodos de avaliação que cada organização adota para medir o desempenho dos seus funcionários e a importância do feedback aos seus colaboradores.

Vale ressaltar que os critérios de avaliação de desempenho devem ser elaborados de acordo com a Missão, Visão e Valores da Empresa.

O treinamento e a avaliação do desempenho do colaborador busca não somente treinar, capacitar e ensinar, busca também a mudança comportamental no indivíduo. Busca mostrar a importância do acompanhamento das mudanças e tendências, visto que os concorrentes estão sempre tentando inovar junto ao mercado para sempre estar a frente dos demais. Os gestores devem estar engajados junto a seus subordinados para o desenvolvimento e capacitação profissional dentro da organização a fim de obter os resultados desejados.

A proposta aqui será apresentar o por que avaliar o desempenho, os métodos de avaliação, e a importância do Feedback.

Histórico

Atualmente as instituições procuram avaliar para evoluir e resgatar o que é mais humano nas pessoas, ou seja, o conhecimento, a criatividade, a sensibilidade e o comprometimento. A Avaliação de Desempenho ganhou lugar nas organizações como forma de controle e disciplina de seus colaboradores, através de um processo envolvendo metas e resultados.

Uma das maiores contribuições foi com o advento do Taylorismo, onde Taylor em uma de suas pesquisas deu origem a Avaliação de Mérito, visando a racionalização do trabalho, disciplinando o colaborador e corrigindo ou alterando o modo de realizar suas funções.

Analisando os processos atuais de avaliação, percebe-se uma grande evolução frente às técnicas e procedimentos utilizados em sua aplicação, e o avanço tecnológico, sem dúvida alguma contribuiu de forma positiva para essa evolução. Os meios de aplicar a avaliação, de divulgar as metas, e até mesmo de comunicação, foram facilitadores na propagação deste processo, que tornou-se fundamental para a gestão do fator humano.

No processo de avaliação deve-se elaborar o planejamento estratégico, ter acompanhamento diário do progresso, solução contínua dos problemas, análise dos resultados alcançados e elaboração das propostas futuras.

A partir do planejamento estratégico serão traçados planejamento em médio prazo para cada departamento, e somente aí é que será analisado e traçado os objetivos individuais.

A Avaliação de Desempenho constitui-se em uma série de técnicas com a finalidade de obter informações sobre o comportamento profissional avaliado durante o seu desempenho no trabalho. (CARVALHO, 1998)

Ela fornece aos colaboradores informações sobre a própria atuação, de forma que possam aperfeiçoá-la sem diminuir a sua independência e motivação para a realização do trabalho.

Tem a finalidade de apreciar, de modo sistemático e formal, as diferenças individuais de performace na situação de trabalho.

As Avaliações de Desempenho podem ser usadas como critérios de validação de programas de seleção e desenvolvimento. (ROBBINS, 2005)

Os resultados da Avaliação do Desempenho serão, então, utilizados para suprir, subsidiar e apoiar sistemas de recursos humanos, e estes por sua vez, objetivam contribuir para aumentar a motivação das pessoas nas empresas. É um meio, não possui um fim em si mesmo. (BOHMERWALD, 1999)

Segundo Baldiwin (2008), a importância da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectivas transparente do que é esperado deles.

Sabe-se que o desempenho do colaborador afeta muito a organização como um todo e por isso a importância de fornecer um feedback aos seus colaboradores, sobre suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com