TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCM - CULTURA ORGANIZACIONAL

Artigo: TCM - CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  5.668 Palavras (23 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 23

1. INTRODUÇÃO

Entende-se que, ao elaborar o enunciado desta proposta de pesquisa, devem ser apresentados os objetivos que possibilitarão a aquisição dos dados e informações necessárias. Assim, apresenta-se como objetivo analisar a cultura organizacional, apontar erros, investigar suas causas e encontrar formas de melhoria referente a sua cultura organizacional. Visando o cumprimento dos objetivos realizam-se investigações em duas etapas distintas: o levantamento bibliográfico que fundamenta o tema de estudo e o analise dos resultados, que busca os dados de forma primária, junto à área de abrangência delimitada na amostra. Em relação aos problemas relacionados à cultura da organização, buscando melhorias na sua gestão no perfil da empresa.

Estudos mostram que nos últimos anos a cultura vem tornando-se cada vez mais objeto de estudo dentro das organizações, uma vez que esta exerce grande influência no ambiente organizacional, agregando valores e interferindo inclusive nas ações estratégicas e tomadas de decisões por parte dos gestores.

A era moderna vem impondo às organizações grandes desafios. Vários processos de inovações estão surgindo e exigindo dos gestores melhor posicionamento e maior disponibilidade para as transformações, com mais abertura para ações estratégicas que sejam capazes de modificar e proporcionar melhor ambiente organizacional. As culturas organizacionais possuem como característica serem relativamente estáveis. Conforme Newstrom (2008), essa característica pode ser alterada de modo gradual e lento, com eventos que ameacem a organização ou ainda em caso de fusão com outra organização. O compartilhamento de valores comuns é desenvolvido internamente nas organizações, pelo conjunto de inter-relações de seus colaboradores (Morgan 2009). Então não há como proporcionar um novo ambiente sem que haja mudanças, o que às vezes acaba sendo um problema para algumas organizações no que diz respeito a mudanças na cultura, principalmente quando esta é fundamentada numa cultura bastante enraizado.

1.1 OBJETIVO

Analisar a influência da cultura organizacional buscando melhorias de acordo com os dados fornecidos pela pesquisa realizada na empresa IBM Brasil da filial em Recife-PE.

1.1.1 JUSTIFICATIVA

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de ao mesmo tempo adquirir o conhecimento prático do que foi estudado em teoria na fase acadêmica é proporcionar á empresa analisada uma contribuição na sua gestão. Sendo assim irá ser útil para a empresa pesquisada, tanto para o gestor, quanto para os colaboradores. Para o gestor por que vai ser possível fazer uma avaliação para assimilação de pontos a serem trabalhados frente ao clima organizacional de forma a melhorar o ambiente de trabalho e para os colaboradores por que terão a chance de avaliar o meio em que estão prestando serviços, dando a oportunidade de sugerir algumas ideias que visem à melhoria no local de trabalho.

Desse modo buscou entender como a cultura organizacional interfere nas decisões da empresa e consequentemente no crescimento da mesma. As formas de como os gestores lidam com essas características individuais de cada colaborador tem forte autoridade no quadro funcional e na organização como um todo, inclusive nos relacionamentos interpessoais, no clima organizacional, na produtividade e na transmissão de informações, ou seja, na comunicação.

1.2 CENÁRIO

1.2.1 HITORICO

No final do século XIX, nos Estados Unidos, o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, os quais eram representados sob a forma de perfurações adequadamente distribuídas em fita de papel.

Através dessas perfurações, estabeleciam-se circuitos elétricos e os dados que elas representavam podiam, então, ser computados de forma uma rápida e automaticamente. Com esse processo, os Estados Unidos puderam acompanhar de perto o crescimento de sua população. Os resultados do censo de 1890 foram fornecidos três anos depois e com isso, fez-se uma economia de vários anos de trabalho.

Em 1896, Hollerith criou a Tabulating Machine Company e introduziu inovações em sua descoberta. Assim, a fita de papel foi substituída por cartões, que viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados de algumas décadas atrás. Já em 1911, duas outras companhias, a International Time Recording Co., de registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co. de instrumentos de aferição de peso, uniram-se a ela, por sugestão do negociante e banqueiro Charles R. Flint, formando-se então a Computing Tabulating Recording Co. - CTR.

Três anos mais tarde, Thomas J. Watson assumiu a presidência da organização e estabeleceu normas de trabalho absolutamente inovadoras para a época. Naquela época, a CTR contava com menos de 1400 funcionários. As constantes pesquisas de engenharia resultaram na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade, exigidas pelo rápido desenvolvimento industrial.

Antes do ano de 1924, aquele pequeno grupo de homens havia aumentado e diversificado sua experiência. Os produtos ganhavam maior qualidade, surgiam novas máquinas e com elas novos escritórios de vendas e mais vendedores. Em fevereiro de 1924 a CTR mudou seu nome para aquele que ocuparia um lugar de liderança dentro do processo tecnológico: INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES. A sigla IBM passou a ser, desde então, a fórmula para que a indústria e o comércio continuassem a resolver seus problemas de desenvolvimento.

Hoje, os sistemas eletrônicos de processamento de dados têm fundamental importância nas atividades de exploração espacial, produção e aproveitamento de energia nuclear e em inúmeros outros campos da ciência e da indústria.

Em conseqüência do constante e rápido desenvolvimento, a International Business Machines Corporation criou em 1949 a IBM World Trade Corporation, uma subsidiária inteiramente independente, cujo objetivo era aumentar vendas, serviços e produção fora dos Estados Unidos.

As atividades da IBM World Trade Corporation se estendem hoje por mais de 150 países. As fábricas e laboratórios da IBM funcionam em 15 diferentes países.

Essas fábricas estão integradas aos laboratórios de desenvolvimento na França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Suécia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com