TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TNT - Rede Bull Histórico da marca e da comunicação

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Histórico da marca e da comunicação

Tudo começou quando a tradicional Cervejaria Petrópolis, conhecida por produzir a cerveja Itaipava, resolveu ingressar no bilionário e competitivo mercado de bebidas energéticas no país. A tarefa não seria fácil. Muitas marcas tentaram e fracassaram. Outras, como a Burn, da poderosa Coca-Cola, não consegue emplacar. O problema atendia por um nome: RED BULL. Para concorrer com a agressiva marca austríaca, os executivos da empresa investiram muito em pesquisa, e sabiam que tinham que criar um produto diferente, com apelo único e personalidade forte. Finalmente, em agosto de 2009, o TNT ENERGY DRINK, uma bebida à base de taurina, cafeína e carboidratos produzida para consumo antes da prática de esportes e das atividades do dia a dia, foi lançado no mercado, primeiramente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O produto estava disponível em duas versões: Normal (lata vermelha) e Zero Açúcar (lata preta e com apenas 11 calorias).

A nova marca chegou ao mercado com pioneirismo: primeira bebida energética do país a ter o selo higiênico de proteção e uma embalagem com as letras TNT impressas com tinta especial que brilham na “luz negra”, conhecida popularmente nas baladas como “lâmpada berinjela”. O lançamento foi amparado por uma vasta cobertura de mídia em revistas e televisão abertas. Além disso, para integrar as ações de lançamento do energético, foi desenvolvido também peças de ponto de venda como cartaz, banner, display de latas, cooler e frotas, distribuídas em casas noturnas, bares, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de alimentos e bebidas importadas, super e hipermercados, e vinheta para as festas que traziam na chamada o slogan da marca: “Detone”, que destacava o poder energético da bebida, fazendo uma comparação com dinamite prestes a explodir.

 

Pouco depois, no mês de outubro a marca criou o TEAM TNT, que consistia no apoio a um grupo de esportistas olímpicos e radicais brasileiros de projeção internacional, como Cesar Cielo, Flávio Canto, Rodrigo Minotauro e as irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. Em pouco mais de três meses de mercado, o TNT ENERGY DRINK já era presença constante no apoio de uma série de eventos esportivos, como a Oi Mega Rampa, e também em patrocínios inovadores, como o que estampou sua marca nos carros dos pilotos da escuderia Brawn GP no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o campeão Jenson Button e Rubens Barrichelo. Num primeiro momento houve uma explosão de receptividade no mercado por parte dos consumidores por conta de dois principais aspectos: o sabor que agradou ao mais exigente consumidor e um estrondo no meio esportivo por conta de um alto investimento em um projeto de patrocínio arrojado que cobria diversas categorias de esportes distintos. Em 2010, com pesados investimentos em marketing e utilizando a enorme e eficiente rede de distribuição da Cervejaria Petrópolis, o TNT ENERGY DRINK cresceu em participação de mercado e passou a disputar lugar nas prateleiras de supermercados e lojas de conveniência com outras marcas como Burn, da Coca-Cola, Red Bull, entre outros.

b) Produtos- Benefícios e restrições

TNT

Bebida de gosto agradável, sucesso entre o público jovem, festas e agitação e com grande apelo comercial, os energéticos surgiram com a proposta de fornecer um pouco de energia para corpos já derrubados pela fadiga ou pra quem está em busca de “aceleração”. Com altos índices de carboidratos, algumas vitaminas e repleto de cafeína e taurina, uma única latinha

desta bebida é capaz de fornecer três horas a mais de energia e disposição para organismo esgotado.

Produtos

Energy Drink e Energy Drink zero açúcar. Caps (cápsulas com valor energético indicada para atletas). Bullet e Bullet zero açúcar (composto líquido a base de taurina).

Benefícios

Composto por ingredientes naturais, oferece disposição e é capaz de ativar o nosso corpo e mente, mesmo quando cansados. O uso de energético na atividade física contribui com o desempenho esportivo. Também muito utilizado por pessoas que precisão ficar acordadas, melhorando reflexo e diminui o sono. O Produto por ser uma marca consolidada no mercado e representada por esportistas, é muito procurada por jovens, por o produto agregar valor material.

Restrições

A cafeína, presente na bebida, pode estimular o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Por isso, pessoas cardíacas, hipertensas e renais não devem usar estas substâncias. O uso diário e em excesso do produto pode causar insônia, aumento pra pressão arterial e futuramente osteoporose.

  1. Marca, diferenciais e imagem

Marca: Diferenciais e Imagem

Em 2009, é lançado, pela Cervejaria Petrópolis, como uma tentativa de ingressar uma marca brasileira no grande e disputado mercado de bebidas energéticas, a bebida TNT Energy Drink, ameaçando a líder absoluta do ramo, RED BULL. Entrando no mercado com uma característica agressiva e investindo milhões de reais em grandes campanhas de marketing e patrocínios, a marca, TNT ENERGY DRINK conseguiu atingir seu publico alvo com rapidez e a sua conquista de espaço do mercado vem crescendo a cada dia. Como um diferencial, a marca investe uma verba anual superior a R$ 1 milhão de reais, investida em atletas de modalidades olímpicas, foi criado o TEM TNT, que tem por objetivo dar condições aos atletas de atingirem suas metas e se tornarem referencias a novas gerações, o que gera visibilidade e uma enorme divulgação do nome da marca e sustenta o conceito da marca, que quer passar ao consumidor que ele deve e pode radicalizar em suas atividades esportivas, tento com objetivo buscar sempre melhores resultados, independente da atividade realizada. Segundo o executivo da marca, o sucesso e a formula do TNT ENERGY DRINK está baseada principalmente na ousadia “Apostamos na associação do produto com esportes enquanto a

maioria das grandes marcas ainda investia na ideia de que enérgico é bebida para tomar na balada”. Desde o inicio do ano de 2012, TNT ENERGY DRINK se tornou o energético, a bebida, oficial da Ferrari. Com assinatura da agencia Y&R a marca comprou um replica de um carro de Fórmula um (1) da Ferrari, e expo nos salões do automóveis que ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro, a iniciativa tem por objetivo reforçar o vinculo da marca com a Ferrari.

  1. Fabricante: fatos relevantes, responsabilidade social

Fundado em 1994, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é atualmente uma das maiores empresas do setor no país. Produz cervejas que primam pela qualidade e identificadas com o gosto do consumidor brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (757 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com