TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA FACULDADE - MARKETING

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.502 Palavras (23 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 23

MARKETING

MARKETING

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do 1º período, noturno, do curso de Administração, do Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Professora:

CURITIBA

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        O QUE É MARKETING?        3

3.        OBJETIVOS DO MARKETING        4

4.        A ORIGEM DO MARKETING        5

4.1.        A história e evolução do conceito de marketing.        6

5.        CICLO DE VIDA DO PRODUTO        9

6.        OS 4 P’S DO MARKETING        10

6.1.        PRODUTO        10

6.2.        PREÇO        11

6.3.        PRAÇA        11

6.4.        PROMOÇÃO        12

7.        TIPOS DE MARKETING E PROFISSIONAIS        13

7.1.        MARKETING DIRETO        13

7.2.        MARKETING INDIRETO        13

7.3.        MARKETING SOCIAL        14

7.4.        MARKETING DE RELACIONAMENTO        14

7.5.        Marketing de Fidelização        14

8.        AMBIENTES DE MARKETING E CANAIS DE MARKETING        15

9.        ESTRATÉGIAS: COMO CRIAR UM BOM PLANO DE MARKETING?        17

9.1.        PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO        17

9.2.        SEGUNDA ETAPA: IMPLEMENTAÇÃO        17

9.3.        TERCEIRA ETAPA: AVALIAÇÃO DE CONTROLE        18

10.        FERRAMENTAS DE MARKETING?        19

  1. INTRODUÇÃO

Diante de circunstancias cada vez mais competitivas, e o aumento agravado de informações, a importância de explanar este assunto torna-se imprescindível, devido ao emaranhado de conceitos e definições criadas no decorrer dos tempos e a falta de conhecimento que limita o marketing somente à propagandas e à publicidade, haja vista que cada autor descreve o Marketing conforme seu entendimento e retórica.

A presente análise tem como por objetivo demonstrar a evolução do conceito de marketing assim como sua origem e importância desde a capacitação de clientes até a sua fidelização.

Está inserido em todos os lugares mesmo que não percebido ou não intencional, gerando infinitas possibilidades e oportunidades para as empresas.

De acordo com o pensamento de Phillip Kotler, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer às necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantificada o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.


  1. O QUE É MARKETING?

Marketing nada mais é do que um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), onde você precisa mandar uma mensagem certa, para uma mídia certa e para um público certo. Exemplo: Ana tem uma loja de roupa feminina com estilo social. Na hora de fazer o marketing, Ana dirige ao público em que o estilo é despojado. No fim das contas, Ana não terá um retorno desejável, pois o marketing que ela estava fazendo não estava de acordo com o público alvo.

Entendemos como conceito de Marketing, que este não é simplesmente um meio para lucrar, mas em primeiro lugar devemos nos preocupar com o público, com que ele precisa. E a partir daí conseguimos obter sucesso em todos os objetivos.


  1. OBJETIVOS DO MARKETING

O objetivo do marketing nada mais é do que atrair pessoas e negócios, criar uma identidade a sua marca. Por exemplo, para definir o objetivo do marketing de uma empresa é necessário 'ter os pés no chão”, ter objetivos que sejam reais, é preciso saber como e por onde começar e onde quer chegar. Definir metas é essencial para que seus objetivos sejam alcançáveis, os objetivos que mais são utilizados no marketing são: vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar uma marca, construir boas relações, educar o mercado e engajar colaboradores, esses são alguns dos principais objetivos que toda empresa quer alcançar.


  1. A ORIGEM DO MARKETING

A definição de marketing é muito ampla e significa entre outros a ação mercadológica, não utilizada somente para expandir as vendas, mas também para dar parâmetros nos processos de troca. De acordo com a Associação Americana de Marketing – Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção, e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

Segundo o site Portal do Marketing, em meados da década de 50, nasceram nos EUA algumas disciplinas dedicadas ao estudo do mercado, congregando-se, no seu conjunto, em uma nova especialidade, a Mercadologia. Mais tarde, percebendo a limitação desta expressão para significar o estudo do mercado, os acadêmicos passaram a utilizar a expressão “Marketing” mais abrangente por usar a palavra “MARKET” (mercado), com o sufixo “ING” sinalizando que as práticas mercadológicas são constantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com