TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ANÁLISE CRITICA DA DANONE

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

        A produção textual tem como objetivo analisar criticamente o case DANONE, uma empresa multinacional de grande porte, identificando a situação descrita colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que rapidamente se revelou um sucesso de vendas no país. O ingresso do iogurte no mercado de alimentos revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos – gostosos, saudáveis e nutritivos - como também pela inovação das suas embalagens - os potinhos, no modelo estriado, se transformaram marca registrada da categoria. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.

Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória de sucesso com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. Esta aquisição fez com que a Danone consolidasse a sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das empresas faz da marca a maior do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro.

Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil, contendo um quadro de aproximadamente 2500 colaboradores.

        DNA Danone: Conjunto de características que deve nortear todos os colaboradores da companhia para fazer com que os resultados almejados sejam conquistados e com que, a cada conquista, um novo e ainda mais ambicioso desafio seja estabelecido. Foram instituídos os quatro genes que compõem o DNA Danone: Liderança, Inovação, Ambição e Excelência na execução;

O modelo de gestão da Danone está focado em Pessoas e resultados. 


DESENVOLVIMENTO

O RH- a área de recursos humanos foi o grande motivador e responsável pelo sucesso do DNA DANONE, e está envolvida em todas as áreas da companhia. Todas as ações realizadas estão ligadas ao DNA DANONE, desde o recrutamento até as competências funcionais específicas para o cargo.  Programas de incentivos foram criados para motivar as pessoas a intensificar suas atividades em prol dos objetivos.

Cabe ao gerente de operacional zelar pelo bom funcionamento dessa linha de produção, garantindo que os vendedores ou representantes da empresa tenham total condição de atender as necessidades dos clientes. Dada à diversidade de atribuições requeridas do profissional, o gerente de operacional deve ser uma pessoa versátil e de bom relacionamento. Terá vários funcionários sob sua supervisão, terá de lidar com prazos muitas vezes apertados, e responder por qualquer falha em sua linha.

        Segundo Chiavenato (2004):

O recrutamento interno é aquele feito na própria empresa. Ele privilegia os próprios recursos humanos da empresa se torna interessante por trazer vantagens, como a valorização dos funcionários e por ser um processo relativamente econômico, porém poderá causar alguns transtornos ao recusar um candidato após a seleção ou por criar insatisfações ao retirar uma pessoa de uma seção para outra, quando o funcionário é querido e reconhecido pelos colegas de trabalho.

O recrutamento misto pode ser adotado por três funções: inicialmente recrutamento externo seguido de recrutamento interno e recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.

O externo se utiliza de algumas técnicas para atrair os candidatos, são elas, anúncios em jornais; agências de recrutamento; contatos com escolas, universidades e organizações; cartazes ou anúncios em locais visíveis; apresentação de candidatos por indicações de funcionários; consulta aos arquivos dos funcionários; cadastros on-line; e banco de dados. O processo seletivo quando aberto externamente exige métodos diferentes de condução, onde as técnicas devem ser bem definidas e a área solicitante da vaga deve ter de forma bem clara o perfil que o RH deverá trabalhar. Sem um alinhamento e conhecimento dessas informações o recrutamento pode tornar-se ineficiente. 

Para a empresa o recrutamento externo lhe dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização.

No processo de seleção para o cargo de gerente da área operacional faz-se o contato com o candidato informando sobre a vaga havendo o interesse por parte dele é feito o convite para uma entrevista estruturada com base no perfil de competências, visando investigar o comportamento do candidato, após aplica-se um teste de escolaridade podendo ser uma redação ou um teste português/matemática, avaliação psicológica e médica.

Para Ivancevich (1995, p. 777).

Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado“.

O que cabe considerar, entretanto, é que, se num sistema descentralizado, todas as gerências e chefias passam a ter atribuições referentes à seleção, deverá haver como contrapartida a competência técnica nessa área (GIL, 1994).

Segundo o autor (1994, p.61)

 “A tomada de decisão em relação à contratação é tarefa que se reveste de grande responsabilidade. Envolve naturalmente, muito pessoal”.

         O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso.

Quando a rotina é mal realizada  ou não é cumprida, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou ainda anulação de atos. Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.  São os seguintes documentos indispensáveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com