TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do gerente executivo: revisão e crítica

Tese: Trabalho do gerente executivo: revisão e crítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  2.514 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 4

Passo I

Análise crítica sobre o conteúdo dos artigos:

CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e

crítica. Disponível em:

<http://sare.unianhanguera.edu.br/index. php/rcger/article/view/85/83>.

Acesso em: 25 set. 2012.

Este artigo relata um comparativo entre o modo de gerenciar de acordo com as percepções, conhecimento, possibilidade, organizações, planejamento, atitudes e liderança dos administradores. Segundo o artigo, sua característica é a tensão entre a ação instrumental que é própria da organização e ação substantiva que é própria do ser humano que dependem e exploram de um pelo outro. Podemos citar abaixo uns dos autores o que eles pensam

“Cury” Fala que administração não deve ser ter uma visão voltada a regras e técnicas especificas igual a outras profissões, por se tratar de gestão entre pessoas num mundo globalizado é de uma suma importância interagir com todos os colaboradores, conhecer as pessoas e o trabalho por ela executada isso faz com que há um maior desempenho no processo produtivo da empresa.O artigo ainda cita que Simon não identifica os valores das pessoas e sim os organizacionais,pois acredita que os conflitos não podem existir.já Mintzbertz é considerado o único desafiante de Fayol sobre a “Natureza do trabalho administrativo” onde critica o processo como sendo formal,cheia de regras embaraçosas,abstrata como algo difícil,distanciado da realidade,não enxergando ou valorizando os detalhes importantes,ainda contestou a definição do trabalho administrativo que previa o executivo necessidade de horas de concentração ,buscando resolver problemas cotidiano,sendo que no seu ponto de vista o executivo eficaz,deve ser ágil,informado pró ativo e capaz de concretizar suas ações com menor tempo e estratégias nem sempre em conhecimento,utilizando as vezes os recursos de contatos verbal fazendo com que os processos seja de efeito imediato.Administradores capacitados colocam seu talento, competência pra empresa evoluir e conseguir melhores desempenho.

Consideramos-nós que no cargo de gerente executivo o administrador tem que ter uma visão aberta, inteligente, muito conhecimento para que suas atitudes na hora de tomar decisões e determinar algo para sua organização ela esteja preparada e capacitada,

O gerente executivo,seja ele de uma pequena, média ou grande empresa é baseada em conhecimento de suas organizações tais como identificar projetos,solucionar alternativas, estratégias a serem colocadas em práticas. Mas estás considerações não será o bastante se ele não estiver de olho no mercado local e mercado estrangeiro, tem que estar sempre atualizado. Com isso é necessário uma estratégia gerencial que utilize as unidades operacionais para a execução do trabalho, e a medida do desempenho que analise a eficiência do trabalho que está sendo realizado e gere informações para os gerentes de projetos que faz tudo isso e, portanto é um caminho escolhido para gerenciar vários aspectos dentro de uma empresa de menor, médio ou maior porte.

Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem

CARREIRA, Marcio et al. Aplicação de ferramentas na gestão de processos das

Organizações que aprendem. Disponível em:

<http://sare.unianhanguera.edu.br/index. Php/rcger/article/view/795/641>.

Acesso em: 25 set. 2012.

O professor Marcio Luis Carreira, fala no artigo que tem o título: Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. Que da uma importância dos líderes cuja finalidade é proporcionar um ambiente para a criação de sistemas e reflexão, e estimular a capacidade de trazer clareza e discutir os vários modelos mentais, desenvolver a inteligência coletiva da organização e criar condições para que ela funcione.

Trata-se da responsabilidade social das empresas atual e nos últimos anos, vem sendo consolidada as empresas para assumir um papel, mas aberto a sociedade Com isso tornando-se um novo tipo de gestão organizacional para diversas empresas ,esse modelo de organização que surgiu na década de 90, com o conceito de “Learming Organizations ou organização que aprendem”. Que tem seu trabalho aplicado à teoria dos Sistemas a administração, (Senge, 1990).

Onde cinco disciplinas de aprendizagem eram desenvolvidas na organização, que visa estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade de enfrentar desafios e adaptam-se as mudanças continuas e elas são:

• Pensamento Sistemático

• Domínio Pessoal

• Modelos Mentais

• Visão compartilhada

• Aprendizado em equipe

Pensamento Sistêmico: é a disciplina mais importante para a organização que aprende. Entenda o conceito e melhore o seu desempenho.

Domínio pessoal: Significa fazer da vida um trabalho criativo, viver a vida de um ponto de vista, enfatizando capacidades que temos de transformar atitudes reativas emprodutivas.

Modelos Mentais: Não se baseia só na forma com que vemos o mundo,mas sim como agimos nele em nosso cotidiano,modelos mentais possuem o poder de influenciar o que fazemos,porque influenciam o que vemos.

baseia só na

Visão compartilhada: é a maneira que o grupo tem de olhar e buscar resultados, onde todos os integrantes da organização têm os mesmo objetivos.

Aprendizado em equipe: Os autores mostram que é a disciplina com o alinhamento de pensamentos onde todos devem estar empenhados no mesmo propósito e onde as habilidades do grupo devem ser mais importantes que as individuais.

Passo II

Nos dias atuais com o mercado internacional, as empresas estão sendo obrigado a mudar suas estratégias empresariais, as quais transformam o ambiente organizacional a fim de se adequarem a realidade atual, não basta hoje saber falar, ter convívio social,saber desempenhar funções além das esperadas, dirigir todos os pontos da administração, desde o financeiro ao social. Saber mandar, cobrar e exigir resultados não significa sinal de bons resultados, você tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com