TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 UNIJORGE - CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

AVALIAÇÃO 2 - TRABALHO DA DISCIPLINA

RESUMO: RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

CAMAÇARI-BA

MARÇO-2019

RESUMO: RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Resumo apresentado ao Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina: Fundamentos de Marketing.

Orientadora: Professora

CAMAÇARI-BA

MARÇO-2019

INTRODUÇÃO

O Endomarketing é importante para que os colaboradores estejam comprometidos com os rumos e objetivos da organização. Eles fazem parte do processo de conquista, admiração e fidelização dos clientes externos. Precisam entender porque o seu produto ou serviço é necessário, saber o que ele pode fazer pelos clientes, acreditar na sua honestidade e se motivarem para torná-lo ainda melhor. O funcionário vende bem o produto quando conhece, confia e acredita nele, caso contrário não há argumentos favoráveis à venda. Dessa forma, se há um conhecimento ou uma satisfação com o produto que vende, o colaborador conseguirá, com facilidade, transmitir essa confiança ao cliente, fazendo com que ele se entusiasme e adquira o produto.

Kotler (1998) defende que marketing interno é como uma empreitada bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários competentes que desejam acolher bem aos consumidores e ele ainda enfatiza que o marketing interno deve ocorrer antes do externo.

DESENVOLVIMENTO

As empresas iniciam a criação de uma relação duradoura com o seu público interno a partir do momento em que se permitem criar e manter um canal aberto de comunicação que possibilite que as informações fluam entre elas, assim conseguirá obter um retorno favorável para ambas as partes. A responsabilidade em assumir a autoria de toda e qualquer informação a ser transmitida ao público interno passa a ser da empresa, porém, repassá-las no tempo certo, através de canais adequados, com coerência e transparência é tarefa do endomarketing, além de trabalhar a notícia para que ela seja bem recebida pelo funcionário, estimulando a curiosidade e o hábito da constante busca pela informação.

A direção da empresa precisa ser direta e transparente nas informações se deseja criar um relacionamento duradouro com seu público interno. A transmissão da informação na sua essência, tal qual ela é, por pior que seja, representa produzir resultados positivos, pois evita desvios, distorções e retrabalho. A utilização da informação pelo endomarketing deve servir como ferramenta de aproximação entre a empresa e o funcionário.

CONCLUSÃO

Diante dos desafios encontrados sobre as perspectivas do endomarketing, vale ressaltar que é necessário que a empresa ofereça mais espaço  para seus colaboradores, pois desse modo haverá um melhor rendimento tanto para organização, como para a equipe de modo geral. O investimento em inovação e tecnologia é primordial no mercado atual, portanto é necessário que a organização se reformule para assim conseguir se manter e motivar a todos os envolvidos. As empresas não admitem que seus investimentos no publico interno não obtenham o retorno desejado, então precisam criar métodos que possam verificar se os resultados serão benéficos ou não para o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com