TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabasco Analise e Historia

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 14

HISTÓRIA

O molho tabasco foi inventado em 1868 por Edmund McIlhenny, um antigo banqueiro nascido no estado de Maryland, nos Estados Unidos, que se mudara para o estado da Luisiana por volta de 1840.

Produzida em Louisiana, nos Estados Unidos da América, desde 1868, o molho Tabasco Pepper Sauce, continua com o sabor, ingredientes e processos de produções iguais até hoje.

De forma artesanal, as pimentas são escolhidas a mão, misturadas com sal marinho da Ilha de Avery, para em seguida permanecerem durante 3 anos dentro de barris de carvalho. Processo responsável para acentuar ainda mais o gosto único e sabor autêntico.

Cinco gerações de McIlhenny já se passaram e a receita continua a mesma.

Na década de 60, a companhia McIlhenny começou a plantar e cultivar pimentas fora da Ilha. Algumas pimentas são trazidas da América Latina (No Brasil, as pimentas exportadas são plantadas nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Pentecostes e Sobral, no Ceará) e escolhidas uma a uma (handcrafted), em um processo de seleção visual decorrente da comparação com um acessório de madeira pintado da mesma cor das pimentas maduras vermelhas, conhecido como Le Petit Bâton Rouge (A Pequena varinha vermelha).

Ainda aqui no Brasil, depois de macerada e mantida numa salmoura com 10% de sal marinho em galões de aço para depois viajar para os EUA.

Este curioso método é usado de gerações em gerações para garantir que o molho tenha a mesma cor sempre.

PONTOS E CORES DAS PIMENTAS

Quando jovens e não maduras as pimentas são verdes, depois passam a ser amarelas e alaranjadas e atingem o vermelho quando estão maduras prontas para o processo de colheita.

Segundo o site Norte-Americano, eles só conseguem esse vermelho pois o molho fica envelhecendo e fermentando durante três anos dentro de barris de carvalho, fechados com madeira e cobertos com sal marinho da Ilha de Avery que forma uma proteção natural.

Antes de engarrafarem, os barris são inspecionados um a um por algum membro família McIlhenny.

Quando o molho é colocado no barril ele apresenta cor de laranja crua, gosto amargo e contém alguns pedaços de pimenta.

Depois de 3 meses de fermentação, o tom do molho é um laranja escuro mais para o vermelho. O sabor começa a se acentuar e o paladar (gosto característico), começa a aparecer.

Com 3 anos, a cor do molho é vermelho-escuro, o sabor amargo não está mais presente e o sabor do molho já é o característico com tons maduros e gosto de pimenta suave.

No Brasil a história não é diferente, aqui nós também encontramos os mesmos sabores do molho mais conhecido no planeta. Encontrado facilmente nas gôndolas dos maiores supermercados do país, nos bares e restaurantes.

Fora dos EUA, o Japão é o segundo maior mercado, seguido por Canadá, Alemanha e Hong Kong.

Na América Latina, contamos com o segundo maior mercado de Tabasco, ficando apenas atrás do México que por cultura gastronômica já utiliza a pimenta como ingredientes fundamentais.

CURIOSIDADES

Alguns estudiosos dizem que o nome TABASCO, significa “Terra onde o solo é quente e úmido”.

Além de sua linha regular, a TABASCO ainda produz, de tempos em tempos, uma seleção especial de produção limitada.

Cada vidro de TABASCO, possui vida útil de cinco anos, contém em média 720 gotas de pimenta. Atualmente o tradicional molho é comercializado em garrafas de diversos tamanhos, desde as mais comuns de 57 ml e 148 ml, até às de 3.7 litros (que correspondem a um galão norte-americano) e às miniaturas de apenas 3,7 ml.

PRODUTOS

Este é o membro mais tradicional da Família de Sabores de TABASCO®. Produzido da mesma forma há mais de 130 anos, o TABASCO® Original Pepper Sauce descansa durante 3 anos em barril de carvalho antes de chegar à sua mesa. Experimente este sabor e dê aquele toque especial aos seus pratos do dia a dia, desde os mais elaborados até os mais simples.

Ele veio para trazer à família Tabasco um toque asiático. O TABASCO® Sweet & Spicy tem uma mistura dos sabores agridoce e levemente picante, oferecendo novas possibilidades de combinação. Pode ser usado na preparação de receitas, ou simplesmente como complemento para aquele delicioso petisco.

Mais um membro da família que faz a diferença na cozinha. O TABASCO® Green Pepper Sauce é levemente apimentado e com o delicioso sabor da pimenta Jalapeño. Bastam algumas gotinhas para qualquer prato ganhar um toque muito especial.

Na Família de Sabores de TABASCO®, não poderia faltar este resultado da combinação perfeita entre um suave molho de três tipos de pimenta e o delicioso sabor do alho. O TABASCO® Garlic Pepper Sauce veio para acentuar o tempero de seus pratos e petiscos preferidos.

Em toda família existe aquele que se dá bem com todo mundo não é mesmo? O TABASCO® Chipotle Pepper Sauce é assim. Seja no churrasco, na pipoca ou no feijão, ele acrescenta o seu sabor defumado transformando um simples petisco em uma delícia.

Para quem prefere o sabor picante, TABASCO® Habanero Pepper Sauce é a pedida. Ele é o membro com maior picância da família e traz em sua formulação, além da pimenta Habanero, ingredientes bastante diferentes como manga, papaya, tamarindo e banana.

MERCADO

O molho de pimenta TABASCO é distribuído em mais de 160 países, rotulado em 22 línguas e dialetos diferentes, transformando-se na marca do estado de Louisiana mais conhecida do mundo. Depois dos Estados Unidos, o Japão é o segundo maior mercado consumidor da marca, seguido pelo Canadá, Alemanha e Hong Kong. O molho de pimentas número 1 no mundo é produzido nos Estados Unidos desde 1868 em um processo de colheita e produção manual, como nas mais famosas vinícolas do mundo. Além disso, a marca TABASCO comercializa uma grande variedade de produtos que levam o tradicional molho de pimenta como ingrediente, como por exemplo, maioneses, mostardas, molhos, ketchup, salgadinhos, geleias, entre outros itens.

Segundo o Site supermercado.com.br com (dados de 2011) no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com