TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefas de marketing, seus conceitos básicos

Projeto de pesquisa: Tarefas de marketing, seus conceitos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar as tarefas de marketing, seus principais conceitos, suas ferramentas e identificar as orientações que as empresas assumem no mercado.

Ao decorrer desta atividade serão esclarecidas dúvidas sobre plano de marketing, marketing 3.0 para as empresas, e como essas empresas e seus profissionais reagem aos desafios do dia a dia.

Em busca de estar sempre à frente da concorrência no mercado, cada vez mais as empresas têm como necessidade elaborar um planejamento estratégico que permite uma análise do ambiente de mercado, com de oportunidades e ameaças, do perfil dos consumidores bem como suas necessidades e desejos.

1.2- Missão

Aprender como proceder adequadamente em negociações de compra e venda, visando a satisfação do cliente e o lucro para empresa. É a determinação de onde a organização quer chegar, é a forma como os esforços são direcionados. Ser dono do seu próprio negócio, fazendo os seus horários, mesmo que essa carga ultrapasse o limite estipulado pelas leis trabalhistas. Pois quando se é proprietário não tem horário pra entrar, muito menos horário para sair da empresa. Pode ser o primeiro a chegar e o ultimo a ir embora. Pois a missão orienta e ajuda a comprometer a equipe.

1.3- Valores

Manter sempre a ética e a dignidade, fidelizando nossos clientes, fornecendo instalações e equipamentos de qualidade, gerando resultados positivos para os clientes, funcionários e empresa, sempre visando à responsabilidade social.

1.4- Perfil do público-alvo (target)

A escolha por trabalhar apenas com Empresas e Órgãos Públicos surgiu devido à flexibilidade de entrega do produto e o atendimento a distancia. As empresas são fieis aos seus fornecedores, não existe muito leilão de compra e os pedidos são sempre em grandes quantidades. O que faz compensar o lucro que é baixo. A venda é casada “compra apenas o que está vendido”.

1.5- Hábitos de compra

Quando a venda é fechada, de imediato a gerente de compra aciona os grandes distribuidores, verifica quem tem o menor preço do dia para revenda. Essa cotação de preços diária é obrigatória, pois na informática a tabela de preços gira em torno do dólar, e este é muito instável. O pedido é feito via telefone e os produtos chegam de 1 / 3 dias dependendo da quantidade de produtos. Normalmente esses distribuidores estão nas grandes cidades “são Paulo, Rio de Janeiro...”. A Empresa Acesso Virtual mantem cadastro nos correios, transportadoras aéreas e terrestres, o que facilita ainda mais a chegada dos produtos por ser um cliente fidelizado.

São poucos os distribuidores que se encontra na área de distribuição aqui no DF. Com essa escassez de Distribuidores perdemos muitas vezes vendas altas por não ter o produto para entrega imediata.

1.6- Principais Concorrentes

Os principais concorrentes são as grandes lojas ou magazines com forte poder de compra e propaganda como: FNAC / PONTO FRIO, RICARDO ELETRO...

Estão localizadas no DF e em diversas Cidades com diversos pontos físicos em Shoppings e áreas de classe media. Possuem também lojas virtuais, o que facilita muito para usuários finais e internautas que preferem a busca virtual a andar pela cidade.

Seu estoque é amplo e diversificado, o que enche os olhos dos consumidores, pois tem para entrega imediata para tudo que anuncia. Consegue comprar em grande quantidade e com isso baixar muito o preço final. Mas seu ponto fraco está na fidelização da Carteira de Clientes: Não consegue manter essa fidelização devido a grande quantidade de clientes e o curto tempo para distribuir entre eles. Não conseguem manter um “laço de amizade”. O que faz com que alguns clientes migrem para pequenas empresas a procura desse “algo a mais”.

1.7- Marketing para o Século XXI

O marketing do século XXI é sempre sobre o produto e propósito a que serve. Já não é mais possível lançar no mercado um produto de baixa qualidade, contando apenas com o marketing para atrair consumidores. O que teria funcionado magicamente 10 anos atrás, hoje já não possui o mesmo efeito no consumidor.

Em um mundo cada vez mais rico e informado, as preocupações sociais e ambientais das pessoas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços.

Nos dias de hoje o panorama econômico atual é moldado por duas forças poderosas: a tecnologia e a globalização, onde a tecnologia move a globalização.

Na medida em que o ritmo da mudança acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade e sim estarem voltadas as práticas do marketing para que haja sucesso e alcancem seus objetivos estratégicos.

Vencer pela qualidade superior: As empresas devem buscar oferecer produtos com a máxima qualidade, pois clientes que se aborrecem com produtos de má qualidade, não voltam e ainda falam mal da empresa.

Vencer pelo melhor atendimento: são os clientes que definem e diferenciam a forma como querem ser atendidos.

Vencer devido aos preços mais baixos: onde para esse quesito devem-se tomar certos cuidados, onde o baixo preço sempre deve estar acompanhado da ótima qualidade.

Com o passar dos períodos o marketing evoluiu do marketing transacional para o marketing relacional. Na Era Industrial, tempos em que a oferta era menor do que a demanda, tudo que se fabricava era vendido sem nenhum esforço, tudo em série e todo o foco era no produto, os empresários montavam suas operações, fabricavam seus produtos e certamente vendiam todas as quantidades fabricadas. Com o passar do tempo, os processos de fabricação evoluíram, o mercado industrial cresceu e tivemos aceleração na produção, o que certamente gerou gargalos de estoques. Nesse momento foi preciso criar mecanismos para estimular a demanda pelos produtos encalhados, chamamos essa parte da história de Era da Promoção de Vendas.

Porém, nesse período, é importante ressaltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com