TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor

Artigo: Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 11

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Refere-se ás primeiras sistematizações de observações e de análises de situações.

A abordagem clássica se divide em:

1. Administração Científica - Frederick Winslow Taylor ( engenheiro/americano) e

2. Teoria Clássica - Henry Fayol (engenheiro/europeu)

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA -TAYLORISMO

Principal vulto: Frederick Winslow Taylor (1856-1915 – engenheiro americano).

Ênfase: Tarefas-Chão de Fábrica- (aumentar a eficiência através do aumento da eficiência no nível operacional, sendo os aspectos organizacionais analisados de baixo para cima – do chão de fábrica para a direção e das partes para o todo).

Enfoque: Produção

Centrou, na primeira fase de seu trabalho, a análise das atividades do chão de fábrica, junto ao operariado, na verificação das condições de execução das tarefas da produção fabril. Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time Study). Taylor efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Após a racionalização, os operários passavam por um treinamento (adestramento).

Taylor verificou que, mesmo treinados, os operários não possuíam produtividade muito semelhante, de onde concluiu que se pagasse mais ao de maior produtividade, haveria um incentivo extra com a conseqüente elevação da produção. Instituiu o pagamento por peça.

Taylor, ainda em sua primeira fase, escreve um livro: Shop Management (Administração de Oficinas-1903), cuja essência é:

O Objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção.

Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação em substituição a métodos empíricos, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle de operações fabris.

Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas.

Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida.

Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.

______O que é científico e o que é empírico?

Numa segunda fase do trabalho, Taylor concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa. Esta empresa, no seu entendimento, padecia de três tipos de problemas:

Vadiagem sistemática dos operários, que reduzia a produção a cerca de 1/3 da que seria normal, para evitar a redução de salários pela gerência. Entendia haver três causas determinantes da vadiagem no trabalho:

O engano disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego – demissões.

O sistema defeituoso de Administração que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de proteger seus interesses pessoais.

Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.

Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

Para sanar esses três problemas, idealizou o seu famoso sistema de Administração que denominou Scientific Management (Gerência Científica ou Organização Cientifica no Trabalho ou Organização Racional do Trabalho - ORT). Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos em todos os ofícios, sedimentou-se com o nome de Organização Racional do Trabalho. (ORT), cujos principais aspectos são:

Seleção Científica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A realização otimizada da tarefa, resultado de muito treino, é importante para que o funcionário seja valorizado, também é importante para a empresa que tem sua produtividade aumentada.

Tempo-padrão – As tarefas devem ser realizadas dentro de determinado tempo definido cientificamente pela Administração (método científico), se assim não for, o trabalhador, naturalmente preguiçoso, com o salário garantido, produzirá o menos possível. Tempo padrão é o tempo médio necessário para um operário normal executar a tarefa devidamente racionalizada e constitui o nível de eficiência equivalente a 100%.O operário que produzisse acima de 100% de eficiência, a remuneração por peça passou a ser acrescido de um prêmio de produção ou incentivo salarial adicional.

Plano de incentivo Salarial e prêmios de produção – A remuneração deve ser proporcional ao número de unidades produzidas, portanto maior produção implica em maior remuneração. Uma vez analisado o trabalho, racionalizadas as tarefas e padronizado o tempo para sua execução, selecionando cientificamente o operário e treinado de acordo com o método preestabelecido, resta fazer que o operário colabore com a empresa e trabalhe dentro dos padrões de tempo previsto. Essa determinação se baseia no conceito do Homo-economicus, que considera as recompensas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com