TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências de inovações aplicadas às Empresas

Por:   •  13/10/2015  •  Ensaio  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Tendências de inovações aplicadas às Empresas

O conhecimento por si só vem ganhando grande destaque na sociedade atual, foi-se o tempo em que apenas as máquinas tinham maior poder nas organizações, agora está se prezando mais a valorização pelo conhecimento que o ser humano pode adquirir e usufruir no desenvolvimento da empresa. Antes da gestão do conhecimento as empresas devem passar primeiro pela obtenção de informação.

Por meio disso que as empresas estão cada vez mais capacitando seus funcionários, vendo que isto está sendo uma tendência atual, bem como promissora, onde o trabalhador será mais valorizado pelas suas atividades dentro da empresa. Na atualidade as empresas vem sofrendo uma pequena mudança no que diz respeito às tecnologias que estão evoluindo, como também as técnicas de inovação nas quais precisam usufruir para melhorar o desempenho da empresa e funcionários em especial.

        Na era da globalização, é imprescindível que para obter geração de tendência, é necessário que a empresa tenha o foco em inovar sempre , sendo assim inovando em seus processos internos, informações para que contribuam com  que a empresa execute a gestão do conhecimento e inovação interna, bem como as técnicas de tendências para os anos seguintes. Empresas que trabalham com a inovação podem contribuir para que haja grande competitividade perante outras, fazendo assim com que futuramente possam se tornar um diferencial tomando um destaque no mercado.

        A competitividade depende de diversos fatores, dentre os principais o efeito das tomadas de decisões bem como a influência do ambiente externo da empresa. Contudo para contribuir com a competitividade, as empresas estão buscando informações de concorrentes para assim consequentemente, melhorar as execuções de trabalho bem como também, desenvolver a criação da inovação, onde cada vez mais as pessoas estarão conectadas às informações, e criando um parâmetro de inteligência que contribuirá para a tomada de novas ideias, gerando por conseguinte atitudes facilitadoras para a empresa e vantagens.

        Dentro da competitividade, está presente uma tendência atual, denominada sociedade do conhecimento, e se destaca por ser voltada à geração de informações agregadas na empresa, novas tecnologias no mercado e consequentemente resultando em avanços na produtividade e principalmente no lucro da empresa.

         No mercado atual, há uma crescente busca por sistemas gerencias de conhecimento para serem aplicados nas mais diversas extensões dentro da empresa. Para isso ocorre a criação de grupos internos para discutirem assuntos importantes como esse, para depois buscar e contratar os melhores profissionais para atuar nos mais diversos setores de conhecimento, como por exemplo gestão de pessoas, setor de Recrutamento e Seleção, dentre outros setores fundamentais em uma empresa.  

        De acordo com Silva e Filho (2005, p.13) “ as empresas passaram a obter vantagens competitivas por meio do uso da TI  [...], as empresas foram obrigadas a adotar processos de aprendizagem contínua[...].”

Abaixo, uma breve esplanação do processo decorrente da empresa.

[pic 1]

Fonte: foresight, inteligência competitiva e gestão do conhecimento: instrumentos para a gestão da inovação.

São tantos processos de mudanças aplicáveis as empresas que acabou-se por gerar enormes desafios para a tecnologia de informação, aonde pode-se perceber que os consumidores estão e estarão cada vez mais exigentes e consequentemente irão reivindicar por melhores produtos focando a inovação, ou seja, o diferencial.

Porém, nem sempre as empresas aceitam a mudança, há uma preocupação enorme pelos resultados e impactos que ela pode ocasionar.  Aceitar  os crescentes avanços da era da informação e da globalização, é um desafio para empresários, na qual sabem que quem destaca-se  no mercado é aquele que tem visão estratégica e que está disposto a elaborar planos que auxiliem a organização. A tendência está voltada à planejamentos estratégicos com o apoio da tecnologia de informação.

Segundo Silva e Filho ( 2005, p.59), “[...] planejamento estratégico consiste em definir objetivos para a relação com o ambiente, levando em conta os desafios e oportunidades internas e externas da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com