TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria neoclassica

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 16

A Teoria Neoclássica, surgida na década de 1950, foi um conjunto de teorias que seguiam as ideias da Teoria Clássica da Administração. Como todos sabem, Neo significa depois, ou seja, é uma versão atualizada da Clássica. Ela surgiu pois o aumento imenso das empresas e a dificuldade de administra-las, estava crescendo cada vez mais por culpa da Teoria do RH. Com isso foram aplicadas novas teorias, novas ideias, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador.

As principais características da Teoria Neoclássica:

Ênfase na prática da administração.

Que significa que eles buscam resultados concretos e palpáveis, que são mais acreditáveis que os resultados teóricos. Acreditam mais na pratica do que na teoria, porém também não descartam a teoria completamente.

Reafirmação dos postulados clássicos.

Os neoclássicos usam a Teoria Clássica para seus materiais, porem reformando-a e a tornando de acordo com os dias atuais.

Ênfase nos princípios gerais de administração.

Os princípios de Administração que os Clássicos utilizavam como “leis“, os neoclássicos usam de uma forma mais ampla, para ajuda-los a encontrar uma forma mais prática de administrar. Esses (os administradores), são essenciais, e terão que saber como planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.

Ênfase nos objetivos e nos resultados.

É chamada por esse motivo de “Administração por Objetivos“, pois sem objetivo e sem alcançar esse objetivo gerando resultado, a organização não anda e deixa de existir. Toda organização quer alcançar seu objetivo para se mostrar capaz.

Ecletismo nos conceitos.

A teoria neoclássica é eclética, pois usa conceitos de outras teorias administrativas. Ideias e conteúdos diversificados.

Centralização x Descentralização

É um assunto muito importante na Teoria Neoclássica, pois Fayol (da Teorica Clássica) defendia a centralização, e Taylor (da administração científica) a descentralização.

Centralização

Diz que o individuo que esta no topo da cadeia de comando, é o que tem a maior autoridade e os demais vão abaixando o poder de acordo com o seu lugar na cadeia. No passado, a centralização era muito cobiçada. Tem como vantagem decisões feitas por um individuo com uma visão global da empresa e muito bem qualificado, assim como também menos esforço para as decisões por outros e menos custos operacionais. Porém, o tomador de decisões não convive muito com seus empregados, provocando confusão entre os funcionários, assim como demoras para a comunicação da decisão feita.

Descentralização

Diz que todos podem dar suas opiniões e não é só um que toma as decisões sozinho, o que ajuda na relação entre empregados e autoridades, além de os empregados não dependerem mais da decisão de só um individuo. A descentralização faz com que todos pensem juntos e usem todos cérebros e músculos da organização, fazendo dela mais eficiente e das decisões com mais qualidade.

Princípios básicos da organização:

Divisão do trabalho

A coisa mais importante na administração é a produção de seu serviço. Para facilitar e ser mais eficiente, existe a divisão do trabalho, onde um processo de produto pode ser dividido entre várias pequenas tarefas. Assim, quanto mais pessoas para realizarem uma tarefa, mais rápido e com mais qualidade sairá o produto final.

Especialização

A especialização diz que cada órgão ou funcionário então terá, por causa da divisão do trabalho, um cargo especializado só para suas respectivas habilidades.

Hierarquia

Cada organização tem uma diferença de cargos, também por conta da divisão de trabalho. Sempre haverá cargos de níveis mais altos e mais baixos, e é necessário para o fluxo bom da organização. Tendo administradores cuja missão é dirigir e comandar todas as atividades e tarefas harmoniosamente, para que tudo fique em ordem e que a organização seja sempre a melhor.

A autoridade é um assunto importante na teoria, mostrando que os subordinados/empregados aceitam esse poder de dar ordens/comandar/dirigir sabendo que são essas autoridades que melhoram o desempenho da organização com a ajuda deles. Porém, sem a responsabilidade de todos da organização, nada irá fluir. E é da responsabilidade que vem a sua autoridade. Quanto mais responsável você ser, mais autoridade terá.

Amplitude administrativa

Diz quantos empregados o administrador pode comandar/dirigir. Quanto mais empregados, mais ampla e grande é sua amplitude de comando.

Organização Linear

A organização linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Seu formato é piramidal.

Ela apresenta linhas diretas e únicas de autoridade onde a principal característica é a autoridade única e absoluta do superior sobre os seus subordinados.

Cada subordinado reporta-se exclusivamente ao seu superior e só recebe ordens do mesmo. A Autoridade linear é baseada no nível hierárquico e é uma autoridade de comando.

Linhas formais de comunicação:

Comunicações entre cargos ou órgãos são exclusivamente feitas por linhas existentes no cronograma. Todo cargo ou órgão tem um terminal de comunicação que é orientado para cima e que o liga exclusivamente co ao órgão superior, e outro terminal que é orientado para baixo que o liga aos órgãos subordinados.

Centralização das decisões:

A autoridade linear que comanda toda a organização esta centralizada no topo do organograma, a organização linear desloca toda a autoridade para a cúpula, onde esta centralizada todas as decisões e o controle da organização.

Aspecto Piramidal:

A organização linear apresenta um formato piramidal pois a centralização da autoridade está exclusivamente no topo da pirâmide e da autoridade linear de cada superior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com