TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Administrativas

Casos: Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ETAPA 4: PASSOS 1 E 2:

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL - Toda base de conhecimento é vindo das pessoas, obtido por meios sociais, estudos, trabalhos, lazer e relações do meio externo. Todo esse processo de conhecimento é compartilhado e melhorado para aumentar a competitividade das organizações no ambiente externo (mercado). Podemos definir que isso é uma aprendizagem organizacional.

GESTÃO DO CONHECIMENTO - é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz às novas formas de trabalho e de comunicação, bem como novas estruturas e tecnologia e novas formas de interação humana.

CAPITAL INTELECTUAL é a soma de todo o conhecimento humano, sendo o conhecimento que as pessoas carregam em suas mentes como exemplo de produtos, serviços, clientes, processos.

EMPRESAS - As empresas representam um tipo de organização focada em lucratividade. Temos algumas empresas focadas em fins não lucrativos e sim no bem estar social como exemplo de ONG´s, entidades filantrópicas. Cada empresa tem sua identidade, tamanho, estrutura, e fins diversificados de foco no mercado.

ADMINISTRADOR – O Administrador, é o condutor dos negócios de uma organização, repleto de oportunidades e ameaças que constituem o mercado. O administrador hoje pode tomar diversas posições dentro de uma instituição, como exemplo supervisão, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. O objetivo do administrador é atingir os resultados usando todos seus recursos disponíveis sempre visando o crescimento da organização.

AMBIENTE - O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Conforme o ambiente passa por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamenteinfluenciado, haja vista as condições ambientais externas às empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas.

TECNOLOGIA – É a informatização de companhias aumentando seu porte, sua demanda de produção. Tanto pode ser através de computadores como de maquinas que passam a realizar serviços antes realizados manualmente. Pelo amplo crescimento tecnológico faz-se necessário aumento de profissionais especializados, na área de TI, ou que saibam usar o computador, para funções gerais.

ESTRATEGIA - As organizações precisam de estratégias para orientar-se sobre como atingir os objetivos e como seguir a missão da organização.A estratégia é necessária para a empresa como um todo, para cada negócio em que a empresa está, e para cada parte funcional de cada negócio, compras, produção, vendas e marketing, finanças, recursos humanos.Uma estratégia bem concebida destina-se a captar as melhores oportunidades de crescimento da empresa e promover a defesa do desempenho futuro contra ameaças externas.

APO – Administração Por Objetivos

É uma técnica de direção de esforços através do planejamento e controle administrativo. Para a organização atingir resultados é preciso definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. É um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento.É um estilo exigente e compensador de administração de empresas.

É um método no qual as metas são definidas em conjunto entre administrador e seu superior, as responsabilidades são especificadas para cada posição em função dos resultados esperados, que passam a integrar os padrões de desempenho sob os quais os gerentes são avaliados.

Na APO há umciclo que envolve as seguintes etapas:

• Fixação dos objetivos Globais da empresa

• Elaboração do Planejamento Estratégico

• Fixação dos Objetivos Departamentais para o ano

• Elaboração do plano tático do departamento

• Desdobramento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com