TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de planejamento

Tese: Tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS

Introdução

Esta ATPS tem por objetivo principal elaborar um Projeto de Extensão Universitária. Iniciaremos a primeira etapa abordando o tema: Planejamento da ação empresarial, para que possamos compreender o planejamento como uma das principais funções do Administrador dentro do processo administrativo. Analisaremos a importância, significado e objetivos.

Ainda, identificaremos o propósito e as dimensões da Organização como função do processo Administrativo.

Usando o conceito de Planejamento, iniciaremos um plano estratégico para a realização de Projeto de Extensão Universitária que atenda alguma necessidade da comunidade.

Através dessas etapas aprenderemos um pouco mais sobre planejamento e organização, como forma de aprofundar nosso aprendizado.

Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.Segundo Chiavenato,o planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

Para o professor Roberto Shinyashiki, o planejamento é algo fundamental,e enfoca a necessidade de se antecipar aos fatos,tendo visão de futuro ,pois é através da visão de futuro que,podemos enxergar também as oportunidades,minimizar riscos,e preparar melhor o futuro. Para ele, empreender é algo totalmente ligado ao planejamento, e que quando nos falta visão corremos o risco de pagar um alto preço, perdendo as oportunidades. Para o Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é o profissional de hoje que pensa e utiliza as ideias do futuro, e está muito voltado para aquilo que conhecemos como Perspectivas Futuras da Administração, pois relata que a tarefa administrativa se torna cada vez mais desafiadora, pois enfrenta problemas mais diferentes e complexos que em tempos passados, a necessidade de enfrentar mudanças corporativas e a instabilidade, enfrentar a exigência por maior eficiência na Administração, e também ao desfio de concorrer num mundo cada vez mais agressivo e global, tratando a todo instante da necessidade de que o novo Administrador precisa ajustar-se a essas mudanças e estar aliado a uma nova visão de liderança, e acima de tudo ter visão de futuro.

Contudo, entendemos que, o Planejamento é essencial tanto para o empreendedor quanto para o mundo corporativo, pois ambos buscam olhar para o futuro ainda no presente em busca das realizações, e podemos afirmar que só poderão alcançar o sucesso através do planejamento.

O que é Planejamento?

Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.

Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los. O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz.

O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa. Este processo de tomada de decisões na empresa deve conter, ao mesmo tempo, os componentes individuais e organizacionais bem como a ação nestes dois níveis pode ser orientada de tal maneira que garante a confluência de interesses dos diversos fatores alocados no ambiente da empresa. O processo de planejar envolve, portanto, um “modo de pensar”, e um salutar modo de pensar envolvem indagações, e indagações envolve questionamentos sobre o que será feito, como, quando, quanto, para quem, porque e onde será feito.

Tipos de planejamento

Estratégico

O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com