TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toda a cadeia de comercialização e distribuição da Coca-Cola Femsa MG

Artigo: Toda a cadeia de comercialização e distribuição da Coca-Cola Femsa MG. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

empre treina os distribuidores, para que não deixem a desejar na representação da marca.

Toda a cadeia de comercialização e distribuição da Coca-Cola Femsa MG é iniciada com os vendedores. Eles trabalham com um palmtop e todas as informações sobre os produtos em estoque e os clientes a serem visitados naquele dia – em torno de 50. Todos os pedidos são enviados à fábrica e aos dois centros de distribuição, que verificam a existência dos produtos para iniciar a montagem da carga. Os caminhões começam a transportá-la no dia seguinte, às 6 horas da manhã, fechando o ciclo de 24 horas entre o pedido e o recebimento do produto. Para garantir a entrega neste prazo, a Coca-Cola Femsa MG usa e abusa de sistemas tecnológicos e de suas ferramentas. Um deles é o roteirizador, responsável pela determinação da ma­neira mais propícia e racional de se chegar aos destinos, e determina o itinerário. Depois entra em ação o realdistribuitions, programa que planeja todo o carregamento do caminhão e determina onde colocar os produtos, considerando o percurso definido pelo roteirizador. Após a saí­da da empresa, o caminhão é monitorado por satélite, o que possibilita à Coca-Cola Femsa MG ter total controle da frota de cerca de 400 caminhões, que percorrem aproximadamente três mil quilômetros por mês. “Não queremos que cada entrega du­re mais do que 15 minutos. Quando isto acontece, entramos em contato para saber o que está ocorren­do”, informa o diretor de Ope­ra­ções da Coca-Cola Fem­sa MG, Adalberto Vieira. Parte dos segredos sobre o sistema de logística da Coca-Cola agora você já conhece, mas os do xarope milagroso, base da produção da bebida consumida nos qua­tro cantos do mundo, jamais será revelado. É mantido a sete chaves.

Sardinha: “Resultados dentro do planejado pela empresa”

Resultados positivos

A busca incessante pela excelência de produto e do serviço tem impactado diretamente nos negócios da Coca-Cola Femsa MG. Os resultados de 2008 ficaram dentro do planejado pela empresa. Para este ano, é esperado crescimento, apesar da crise financeira mundial. No início, o receio da companhia era de que as pessoas trocassem as marcas consolidadas, como é a Coca-Cola, por produtos similares mais baratos, o que acabou não acontecendo. Mas algumas estratégias facilitaram o acesso de consumidores menos favorecidos aos produtos e ajudaram no aumento das vendas em plena época de crise. “As embalagens retornáveis, de 1,250 ml e de 200 ml foram opções que a empresa encontrou para oferecer Coca-Cola às comunidades menos favorecidas”, salienta o diretor regional da Coca-Cola Femsa MG, Luiz Fernando Sardinha.

De acordo com ele, nos últimos anos a empresa entrou em categorias que não atuava, como as de suco, hidrotônicos, energéticos, águas saborizadas, refrigerantes de baixa carbonatação, e isto está ajudando a empresa a chegar aos volumes de vendas desejados. A multinacional também está conseguindo manter seu market share. “As antecipações adotadas minimizaram os efeitos da crise internacional”, assegura Sardinha. Segundo ele, com a proximidade do inverno, a empresa começa a mudar suas rotinas, adaptando-as à estação mais fria do ano, em que as vendas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com