TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm 5o Semestre

Artigo: Trabalho Adm 5o Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO 4

2.1.1 Marketing 4

2.1.1.1 Negociação 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

4 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas dos terceiro e quinto semestres, aplicando o conhecimento á prática por meio da resolução de um estudo de caso. Iremos apresentar possíveis soluções para o caso “Com o novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós- PC”.

Serão apresentadas soluções baseados nas matérias aprendidas no semestre, como pesquisa de mercado, marketing e negociação.

2 DESENVOLVIMENTO

Serão desenvolvidas soluções para as para as áreas mencionadas relatando através de pesquisa e conhecimento adquirido em aula informações para auxiliar a resolução dos problemas.

Iniciando com a informação de o que é um CEO. Segundo Wikipédia CEO é a sigla inglesa de Chief Wxecutive Officer, que significa Diretor Executivo em português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. É o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa.

Vimos no texto que ele apresenta uma experiência grande no mercado da Microsoft como sendo pioneiro e alavancando vendas com umas de suas atuações como alteração do Hotmail para Outlook.com entre outros. A aposta da Microdoft neste diretor é dada pelo problema que a empresa tem passado com a concorrência que hora esta bem mais atualizada do que os produtos lançados no mercado.

Neste trabalho iremos como auxiliares de Nadella apresentar sugestões de como poderia resolver este problema de posicionamento e vendas no mercado.

2.1 PESQUISA DE MERCADO

A Microsoft deve apresentar argumentos válidos para convencimento desses clientes coorporativos resistentes a mudança da necessidade da criação de produtos mais novos, mais atuais, que superem as expectativas dos clientes finais sem tirar o pioneirismo de produtos como Windows. Os clientes finais estão cada dia mais moveis, necessitando de aparelhos completos em que possam executar a maioria de suas funções em um único aparelho móvel. Esta mobilidade dos dias atuais faz com que os clientes procurem produtos que contenham tudo, ou seja, não basta apenas o celular fazer ligações, ele agora envia e-mails, tira foto em alta resolução, filma, abre arquivos em PDF, acessam sites, conversa por mensagens instantâneas, é agenda, é despertado, é porta retrato e é uma forma de o cliente sentir parte de um grupo tecnológico. Com a pesquisa de mercado, poderíamos comprovar a necessidade de mudança, da transição dos clientes que eram mais resistentes a receberem produtos mais atualizados, sem tirar o que são pioneiros, como a criação de softwares. Seria uma adaptação do velho aos modelos atuais.

A pesquisa quando bem elaborada comprova o nicho de mercado que esta crescendo, o tipo de produto mais buscado, as necessidades de cada cliente e expectativas. Uma vez alcançadas melhoraria o perfil da empresa no mercado de atuação. Acredito que como a empresa trabalha com um publico mais resistente, poderiam trabalhar “pelas beradas” em vez de lançar produtos equivalentes no mercado, apresentariam um conceito atual dos produtos que eles já trabalham, como PC no celular, aplicativos para Windows e etc., alem da associação com marcas mais atualizadas como IPHONE e Samsung.

A Microsoft deixou a desejar com a inovação. Focou muito nos produtos antigos, fez associações com empresas que não são pioneiras em vendas como a NOKIA, não inovou com a criação de aplicativos e software, não apresentou um formato do Windows para Android. Não criou produtos para o perfil de publico que mais cresce no mundo. O jovem e o adulto de 30 anos.

A Microsoft quando notou sua desvalorização, apresentou propostas que já estavam ultrapassadas como inovador o que fez com que o mesmo publico que consumia seus produtos, continuassem a consumir, isso seria ótimo, se este publico não tivesse migrado para outras categorias, os “tecnológicos” o perfil mudou, a necessidade aumentou, para manter em um grupo tiveram que se atualizar e com isso foram obrigados a adquirir mesmo que resistente produtos como android, tablets e etc deixando para trás o PC.

2.1.1 Marketing

Concorrência é a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível. As principais variáveis que orientam o jogo mercadológico da concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto aos consumidores. Assim, as atividades que dizem respeito diretamente à imagem do produto, como a publicidade e a programação visual, são tão estratégicas quanto à distribuição e o preço.

A noção de concorrência pressupõe a existência de grande número de produtores atuando livremente no mercado de um mesmo bem ou serviço, de modo que tanto a oferta quanto a procura se originem em condições de razoável equidade, sem influência ilegítima principalmente sobre o preço do produto.

A análise da concorrência no mercado atual é muito importante, pois ali é onde se conquista muitos clientes. Pegando falhas de algumas empresas para reforças seus produtos no mercado.

O conceito que Kotler aborda em seu livro Princípios de marketing e administração de marketing apresenta o marketing estratégico no qual apresenta a importância da atualização quanto ao que os concorrentes estão lançando e apresentando no mercado. O pioneirismo neste segmento é fundamental ou estar antenado lançando produtos equivalentes em qualidade porem com diferenciação quanto à expectativa do seu publico alvo. Quando se compra uma determinada marca o cliente já vai com a predisposição do que vai encontrar, pois cada marca e produto apresenta uma segmentação de produto.

Uma empresa pode posicionar-se no mercado sobre várias posições, podendo adotar diversas estratégias que variam de acordo com seus interesses como: líder de mercado; desafiante de mercado, ou seguidora de mercado.

Em um mercado competitivo, torna se essencial conhecer a fundo as estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com